01/11/2022 às 14h40min - Atualizada em 01/11/2022 às 14h40min
Alter do Chão ganhará novo Complexo Cultural
Rafael Miyake, estagiário sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
A Festa do Çairé e o Festival dos Botos, a mais antiga manifestação cultural documentada da Amazônia, ganhará um Complexo Cultural em sua homenagem, na vila de Alter do Chão, a cerca de 150 km de Santarém.
Com cerca de 28 mil metros quadrados, o espaço, que já sedia o Çairé, abrigará o Lago dos Botos e o Museu dos Povos Tapajônicos. O Museu dos Povos Tapajônicos terá espaços como área para exposições permanentes e temporárias, reserva técnica, salas técnicas, biblioteca, sala do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), auditório para 200 pessoas, além de sala multiuso, área administrativa, banheiros e vestiários.
O estudo preliminar do Largo dos Botos inclui arquibancada, arena, palco, camarotes, banheiros, vestiários, bilheteria, praça de alimentação, bar/café, sala de imprensa, sala multiuso, administração, tesouraria, secretaria, instalações médicas, serviços gerais, depósito e estacionamentos.
No dia 21 de outubro, membros da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, representantes de associações locais, e a presidência do festival reuniram em audiência pública para apresentar o projeto e ouvir as demandas da comunidade local.