06/10/2022 às 19h57min - Atualizada em 06/10/2022 às 19h57min
Manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado na Basílica Santuário nesta quinta (06)
Este é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis.
Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira
Divulgação DFN Na noite desta quinta-feira (6), o novo manto da Nossa Senhora de Nazaré foi oficialmente apresentado na Basílica Santuário, em Belém.
O manto que a Imagem Peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, e seguirá vestindo a Imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2023. A apresentação ocorreu após uma missa realizada na na Basílica.
O manto deste ano foi desenhado pela ilustradora Aline Folha e confeccionado pela estilista Stela Rocha, que iniciaram os trabalhos em março.
O Manto de "Rosa Mística", que procura apresentar a singeleza de Nossa Senhora Mãe e Mestra. Mostra com cores suaves, a ternura de Nossa Senhora, representada pela Rosa Mística e pelo Lírio Mimoso.
Na parte posterior do Manto, o símbolo central é a Rosa Mística contornada por doze estrelas, que lembram os doze Apóstolos do Cordeiro expressando a figura feminina mostrada pelo autor do Apocalipse. A mesma Rosa se desdobra em pétalas de amor e presença, como Maria, chamada Rosa Mística na Ladainha a ela dedicada.
"Assim entendemos a multiplicidade de títulos e expressões de carinho com que Maria é invocada na Igreja. É Mãe da Igreja que cuida como uma rosa de ternura e carinho, mas também que nos ensina a superar os espinhos que a vida oferece, pois sabemos que na vida cristã não há espinhos sem rosas!", definiu sobre o manto a Arquidioce de Belém.