06/10/2022 às 16h00min - Atualizada em 06/10/2022 às 16h00min

Exposição imersiva “Círio de Sensações” conta história da maior festa religiosa do mundo, com projeções de alta tecnologia em sala de 100 m² em Belém

Tradição, religiosidade e inovação artística se misturam em experiência sensorial apresentada em parceria com a Equatorial Energia aos visitantes do Shopping Bosque Grão Pará entre 7 e 16/10. Realização é do VJ Lobo e da AmpliCriativa, que também assinam show de videomapping na fachada da Basílica no encerramento oficial do Círio 2022

Yuri Siqueira

Já imaginou a sensação de viajar pelo Pará do século XVII e ver a imagem de N. Sra. de Nazaré sendo encontrada pelo caboclo Plácido? Essa e outras histórias tradicionais do Círio serão exibidas nas sessões da exposição imersiva “Círio de Sensações”, apresentada em parceria com a Equatorial Energia. O projeto conta com projeções realizadas com equipamentos de ponta em sessões abertas ao público entre os dias 7 e 16 de outubro no Shopping Bosque Grão Pará (2º piso).
 

A realização do projeto "Círio de Sensações" é de VJ LOBO e da AmpliCriativa, com patrocínio da Equatorial Energia e do Shopping Bosque Grão Pará, com apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e apoio institucional da Diretoria da Festa do Círio de Nazaré. 
 
A ideia é oferecer uma nova forma de museu, totalmente digital e interativo, onde as sensações criam emoções e as emoções geram sentimento de pertencimento. Um verdadeiro mergulho na memória afetiva do Círio de Nazaré, que acontece através de uma sala 360º com videomapping imersivo, com projeções em 100% das paredes e do chão de vídeos de animações com linguagem teatral que trará as emoções do Círio de Nazaré. Os equipamentos usados são da On Projeções (que montou a famosa exposição "Beyond Van Gogh").
 
Como vai ser? 
 
Durante 10 dias, a exposição ficará aberta ao público com sessões de aproximadamente 15 minutos de duração e lotação de 20 pessoas por sessão. Os ingressos gratuitos serão distribuídos da seguinte forma: 50% para retirar antecipadamente e 50% para fila presencial. São 8 projetores de 4.000 lumens laser para as paredes e 6 projetores 4.000 lumens laser para o chão. Tudo para transformar o espaço de 100m2 (10m x 10m) onde acontece o projeto
 
 
Propósito é emocionar, surpreender e encantar
 
VJ Lobo diz que contar a história do Círio de Nazaré de modo poético e performático, buscando o inusitado, criando e recriando momentos e resgatando memórias afetivas através da técnica do videomapping. “Fazer com que o público sinta espírito do Círio de Nazaré e se emocione em uma imersão tecnológica com imagens e sons”, comenta ele, que é formado em Cenografia pela UFPA e está há mais 20 anos no mercado criando e recriando com a técnica artística de videomapping.
 
“Vamos levar para o público o que eu chamo de ‘expansão do cinema’. Uma sala onde pessoas possam andar em meio a uma projeção totalmente 360º e que ainda terá projeção no chão. Um lugar onde pessoas de todas as idades podem fazer parte da obra de arte. E, por meio dessa imersão, poderemos visitar a cidade de Belém no século VIII, cenário do nascimento do Círio de Nazaré”, conta o artista visual. 
 
VJ Lobo estimula a curiosidade de quem se interessou pela exposição. “Por exemplo: como era o local onde a imagem da santa foi encontrada? Como as pessoas viviam? Como o Círio de Nazaré começou? Muitos paraenses sabem como foi, mas como será ver essa história, sentí-la por meio de uma paisagem sonora, imagens e narrativas em um espaço inédito?”, provoca Lobo.
 
MAIS INFORMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS DO PROJETO: 
 
SERVIÇO - CÍRIO DE SENSAÇÕES
 
Data: 07 a 16 de outubro de 2022
Local: Shopping Bosque - 2º Piso (loja - 1007B, antiga "Forever 21")
Lotação: 20 pessoas por sessão (com 15 min de duração)
Ingressos: grátis (50% para retirar antecipado e 50% para fila presencial)
Horários das sessões: 
 
• Segunda a Sexta (20 sessões):
10h30 / 11h30 / 12h / 12h30 / 13h / 13h30 / 14h / 15h / 16h /
16h30 / 17h / 17h30 / 18h / 18h30 / 19h / 19h30 / 20h / 20h30 /
21h / 21h30

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp