Entre os dias 16 e 18 de dezembro deste ano, o Festival Psica comemora 10 edições apostando na música periférica e na cultura paraense. Serão três noites misturando sonoridades de comunidades pretas e marginalizadas em todo o Brasil, com a valorização dos ritmos amazônicos dos rios, das matas e do asfalto. Em 2022, depois de dois festivais gratuitos, do Dia do Meio Ambiente (5 de maio) e Dia da Amazônia (4 de setembro), que reuniram mais de 40 mil pessoas, a expectativa é de uma grande festa na comemoração dos 10 anos do evento.
Nesta edição comemorativa, as profundezas de rios, matas e estradas abrem caminhos para celebrar a cultura amazônica a partir das cidades do interior e de suas manifestações culturais de resistência secular. O sincretismo religioso e a tradição cultural de indígenas e negros que hoje temos com a Marujada, o Çaíré, a festividade de São Sebastião no Marajó são temas que pautam a 10ª edição.
Junto com o lançamento do festival, o Psica abre as vendas dos ingressos às cegas para os primeiros fãs que já quiserem garantir a participação no evento. R$120 é o valor do da meia estudantil e promocional do primeiro lote, que garante entrada para os dois dias pagos de evento. Os ingressos estão sendo vendidos em festivalpsica.byinti.com.