A campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Imunização foi prorrogadas até o dia 30 de setembro em Belém. O período de realização da campanha, que iniciou no dia 8 de agosto e encerraria na próxima sexta-feira, 9, foi estendido pelo Ministério da Saúde por causa da baixa cobertura vacinal em todo o país.
Em Belém não é diferente, o movimento nas salas de vacinação tem sido tímido ao longo da campanha. A meta estabelecida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), era vacinar 66.559 crianças de 1 a 4 anos. Mas, até o momento, de acordo com o último balanço divulgado, foram vacinadas 9.125 crianças, correspondendo a 13,71% do público alvo.
A multivacinação não tem uma meta pré-estabelecida, por se tratar de uma atualização da caderneta de vacinação.
Público - Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), nas seguintes condições:
- Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; e
- Crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
O Calendário Nacional de Vacinação aponta como alvos da campanha de Multivacinação as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos.
Locais de vacinação - Unidades Básicas de Saúde (UBS), no período de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.