12/08/2022 às 14h18min - Atualizada em 12/08/2022 às 14h18min

Prefeitura de Belém lança aplicativo para monitorar o trabalho nas áreas de saúde e educação

Aplicativo permite um monitoramento de dados reais e potencializa os trabalhos da rede municipal

Jefferson Machado, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.

Jornal Pará Publicidade 790x90

A secretaria Municipal de Educação (Semec) exibiu a nova fase do projeto “Guardiões da Saúde na Educação”, em encontro pela internet, feita nessa quinta-feira dia ,11, com guardiões e gestores da rede municipal de ensino. O projeto foi desenvolvido pela Semec e Sesma em conjunto com a Universidade Federal do Pará (UFPA), para monitorar os casos suspeitos de coronavírus nas escolas, durante o retorno das aulas.

A Prefeitura de Belém é pioneira em ações de prevenção de casos de covid-19, nas escolas públicas. Por meio de um aplicativo, que agora incorpora novas funcionalidades, dentre as quais, a denúncia de caso de violência, uso de álcool, além de problemas de audição, visão, desnutrição, como também, abusos sexuais, gravides, namoro na adolescência, como também, atualização do calendário vacinal.

O uso dos aplicativos nas escolas, no início de 2021, passou das expectativas. O projeto auxiliou na luta contra o covid-19, diminuiu os riscos de propagação do vírus e impediu que as escolas municipais de Belém se transformassem em focos de transmissão. O aplicativo foi desenvolvido pelo professor Gustavo Pinto e o aluno Enzo Santos do Centro de Competência em Software Livre (CCSL), da UFPA, que o desenvolveram como instrumento de comunicação entre escolas e a Semec.

As novas ferramentas do aplicativo irão ajudar a entender o que está acontecendo em cada escola, bem como, os dados colhidos podem ser utilizados para programar ações dos diferentes problemas que existem.

Para Camila Malcher, coordenadora do “Guardiões” e da Coordenação Integrada da Educação e Saúde (Cines) da Semec, a ferramenta permite a articulação das políticas públicas de ensino, proporcionando, ao mesmo tempo, um monitoramento de dados reais e avaliação dos resultados. Para ela o aplicativo potencializa o trabalho da gestão municipal, integrando as várias dimensões da comunidade escolar e conectando ações das diversas pastas da prefeitura de Belém, como as da Educação e Saúde.  Além disso, o aplicativo irá permitir alcançar as dimensões física, psicológica e social dos estudantes e servidores da rede municipal de educação de Belém, fornecendo informações fundamentais para realizar políticas públicas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp