O Pará se destaca entre as capitais do Brasil, sendo o quinto Estado brasileiro no ranking de crescimento de investimentos no primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento do Jornal Valor Econômico, publicado nesta terça-feira (9).
De janeiro a julho, o investimento estadual foi de R$ 1,73 bilhão. Comparando com o mesmo período em 2018, o aumento dos investimentos realizados pelo Governo do Pará foi de 80,5% e de 100% comparando com o ano passado no período.
Alguns fatores que contribuíram para os bons resultados no Pará, segundo o Governo do Estado, por uma sequência de fatores ao longo dos anos que são aumento da fiscalização fazendária, retomada da economia, crescimento da arrecadação, alta da inflação e valores das commodities.
Mas os economistas alertam: que a arrecadação foi influenciada por fatores conjunturais. Há expectativa, segundo técnicos da pasta, de queda na receita do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) neste segundo semestre por conta das alterações na legislação, que obrigou os estados a reduzirem as alíquotas de combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.