10/08/2022 às 14h13min - Atualizada em 10/08/2022 às 14h13min

Langya: Novo vírus na China acende alerta

A infecção provocada pelo vírus Langya causa diferentes sintomas, como febre, irritabilidade, tosse e vômitos e já infectou 35 pessoas na China

Bianca Botelho

A infecção provocada pelo vírus Langya causa diferentes sintomas, como febre, irritabilidade, tosse e vômitos e já infectou 35 pessoas na China

Um novo vírus do gênero Henipavírus, grupo conhecido por já ter causado surtos de infecções altamente letais em humanos, foi formalmente identificado por cientistas na semana passada. De acordo com a equipe de pesquisadores, o vírus denominado Langya henipavirus (LayV) causou infecções em ao menos 35 pessoas na China entre 2018 e 2021. Esse novo vírus causa doenças graves em animais e humanos, e ainda não há medicamentos ou vacinas licenciados para os seres humanos.



O estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine analisou 35 casos de pacientes da China, nas províncias de Shandong e Henan.
Desses, 26 foram estudados mais detalhadamente e observou-se sintomas clínicos como febre, irritabilidade, tosse, anorexia, mialgia, náusea, dor de cabeça e vômitos.
Em pelo menos, 35% dos pacientes foram registradas algumas anormalidades no funcionamento do fígado. E 8% deles tiveram problemas nos rins.

O que se sabe sobre a transmissão?

De acordo com os pesquisadores, não há sinais de transmissão do LayV no contato de pessoa para pessoa. Provavelmente, a origem da infecção é animal, os cientistas dizem que há indícios de que o musaranho seja um reservatório natural do Langya, esses animais são pequenos mamíferos que, de uma maneira geral, possuem uma grande taxa de metabolismo e por isso precisam comer a todo tempo. Mas isso ainda precisa ser confirmado com mais estudos. Os especialistas asseguram que a detecção do novo vírus está longe de significar uma nova pandemia. 
Especialistas em doenças infecciosas alertam há muito tempo que a crise climática e a destruição da natureza aumentarão o risco de transmissão de vírus de animais para humanos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp