A Operação Verão Seguro 2025 reforça o policiamento em Mosqueiro durante o mês de julho, período de maior fluxo turístico na ilha. Cerca de 80 policiais foram deslocados para apoiar o 25º BPM em ações que envolvem patrulhamento em praias, terminais e eventos culturais. O trabalho conta com integração entre órgãos estaduais e municipais, base móvel de monitoramento e acompanhamento da Corregedoria da PM, com foco na prevenção e transparência das ações de segurança pública.
Com o aumento do número de visitantes em julho, a Ilha de Mosqueiro recebe reforço nas ações de segurança pública. A medida faz parte da Operação Verão Seguro 2025, que está em andamento desde 27 de junho, com a atuação conjunta da Polícia Militar do Pará (PMPA) e de outros órgãos estaduais e municipais.
Leia também: Celulares são recuperados em operação policial no município de Colares
A operação tem como foco ampliar a presença policial em áreas de grande circulação, como praias, praças, terminais e pontos turísticos da ilha. Para isso, cerca de 80 policiais militares foram deslocados de Belém para integrar o efetivo do 25º Batalhão da PM, responsável pela região.
As ações ocorrem durante todo o mês, com foco nos fins de semana, período de maior movimento. As rondas incluem policiamento a pé, com viaturas, motocicletas, cavalaria e diciclos. O objetivo é reforçar a sensação de segurança entre moradores e turistas que frequentam o balneário, um dos principais destinos da capital paraense durante o verão.
De acordo com o tenente-coronel Alexandre, comandante do 25º BPM, a operação também envolve a atuação integrada com a Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal, órgãos de trânsito, Conselho Tutelar e Coordenadoria da Infância e Juventude. As fiscalizações incluem bares, casas de shows e demais espaços de lazer com grande movimentação.
No último fim de semana, que marcou o início de julho, o policiamento também deu suporte a eventos locais, como o Arraial promovido pela Prefeitura, a Corrida do Sol, o aniversário de Mosqueiro e atividades culturais com trio elétrico.
Monitoramento em tempo real e base móvel nas ruas
Para garantir agilidade nas ações e facilitar o atendimento de ocorrências, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi instalado na esquina das avenidas 16 de Novembro e Beira-Mar. A base móvel da Secretaria de Segurança Pública conta com câmeras espalhadas pelo distrito, permitindo monitoramento em tempo real e a possibilidade de registrar boletins de ocorrência no próprio local.
Além disso, a Corregedoria da Polícia Militar acompanha as ações com a Ronda Disciplinar Ostensiva (RDO), que visa dar mais transparência ao trabalho policial e coibir possíveis excessos. No domingo (6), o tenente Youssef participou da preleção antes do início do turno de serviço, reforçando a importância da conduta ética e profissional da tropa.
Fonte: PMPA
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.
O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.