09/12/2024 às 10h14min - Atualizada em 09/12/2024 às 10h14min

Operação intercepta carga ilegal de madeira em Moju

Agentes fluviais apreendem mais de 319 m³ de madeira transportada com documentação irregular

Ag. Pará
Na manhã do último sábado (7), agentes da operação “Protetor das Fronteiras e Divisas” apreenderam uma carga de madeira ilegal durante fiscalização na Base Integrada Fluvial “Antonio Lemos”, em Belém. A carga tinha como destino a cidade de Moju, no nordeste paraense.

Foto: Divulgação 


A abordagem ocorreu às 5h40, quando os agentes verificaram irregularidades na embarcação E/M ‘HMUTASF’, oriunda de Porto de Moz. Com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), foi constatado que as notas fiscais estavam vencidas e apresentavam informações inconsistentes. De acordo com os documentos, a madeira já teria sido entregue ao destinatário, mas, na realidade, ainda estava em trânsito.

A carga apreendida soma 319,663 m³ de madeira em tora, que será avaliada por técnicos em Belém. A Delegacia Fluvial, em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Secretaria da Fazenda (Sefa), conduzirá os procedimentos legais para responsabilizar os envolvidos e determinar o destino adequado da madeira.

O diretor do Grupamento Fluvial, coronel PM José Vilhena, destacou a importância das fiscalizações para a proteção dos rios e do meio ambiente. "Ao investir na prevenção, estamos construindo uma barreira sólida contra a criminalidade, protegendo vidas, propriedades e o meio ambiente", afirmou.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) reforçou que ações como essa são essenciais no combate à exploração ilegal de recursos naturais, promovendo a preservação ambiental e fortalecendo a confiança da população nas forças de segurança do Estado.


Fonte: AGÊNCIA PARÁ 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp