O último domingo (24) foi marcado por esporte, inclusão e emoção na Região Metropolitana de Belém. Graças ao apoio das Usinas da Paz, milhares de moradores tiveram a oportunidade de assistir à segunda partida da seleção brasileira masculina de basquete na capital paraense, válida pelas eliminatórias da AmeriCup 2025. Além dos ingressos gratuitos, as comunidades atendidas pelos complexos de cidadania do Governo do Estado contaram com transporte até o Ginásio Mangueirinho, onde a equipe brasileira garantiu uma vitória expressiva sobre o Panamá, pelo placar de 93 a 67, assegurando vaga no campeonato continental do próximo ano.
Nas arquibancadas, a torcida paraense foi um espetáculo à parte. O servidor público Douglas Albuquerque, que frequenta a Usina da Paz Cabanagem, descreveu a experiência como inesquecível. “Foi a minha primeira vez assistindo a uma partida de basquete, e logo da seleção brasileira. Estou completamente perplexo com o que aconteceu hoje aqui e pelo resultado também”, disse, emocionado, ao lado da família.
Foto: Divulgação
Outro torcedor entusiasmado foi Gabriel Monteiro, adolescente e atleta da Usina da Paz de Marituba, que vibrou com cada ponto do Brasil. “Achei o jogo muito bom. Agradeço à Usina por me trazer. Eu gostei do Mangueirinho. Foi bom poder ver o jogo de basquete da seleção brasileira”, destacou o jovem.
Foto: Divulgação
Inclusão e cidadania em foco
A iniciativa fez parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que disponibilizou cerca de 4 mil ingressos às Usinas da Paz. Para a secretária estadual de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, o evento reforça o compromisso dos complexos com a promoção do esporte e da cidadania.
Foto: Divulgação
“As Usinas da Paz fazem parte do maior projeto de cidadania do Brasil e é muito importante que possamos proporcionar às comunidades o acesso a eventos esportivos de primeira linha, como este. Trazer nossos jovens e crianças e estimular cada vez mais a prática esportiva entre eles é algo que fortalece nossa sociedade”, ressaltou a secretária.
Com uma noite de vitória dentro e fora das quadras, a partida no Mangueirinho foi mais do que um marco esportivo: foi uma celebração da inclusão e do acesso à cultura esportiva, reafirmando o papel transformador das Usinas da Paz na vida da população paraense.
Foto: Divulgação
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.