Governo do Pará garante gratuidade do transporte coletivo para candidatos que farão o Enem 2024
Benefício vale para todos os municípios da Região Metropolitana de Belém onde o exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro
29/10/2024 09h41 - Atualizado há 4 meses
Ag. Pará
Em uma iniciativa que visa fortalecer a participação dos estudantes paraenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, o Governo do Pará anunciou que oferecerá transporte coletivo gratuito nos dias das provas, 3 e 10 de novembro, em toda a região metropolitana de Belém. A medida busca facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova, incentivando a maior presença de jovens e adultos na avaliação.
“Com esta gratuidade, nós queremos estimular que tenhamos a maior presença da história do nosso estado nas provas do Enem, para que o sucesso seja garantido. É importante ficar atento para a documentação necessária que comprove que o candidato fará a prova”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Recorde de Participação
O estado do Pará já se destaca com o maior número de inscritos no Enem de toda a região Norte, totalizando 248.092 candidatos. Esse número reflete o interesse crescente dos jovens paraenses em ingressar no ensino superior e as ações de incentivo educacional promovidas pelo governo estadual.
Segurança Reforçada
Além do transporte gratuito, a segurança nos dias do Enem será reforçada. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenará as ações de segurança e logística para a realização do exame. A Polícia Militar atuará na escolta dos malotes de provas, monitorando o deslocamento dos materiais até os 714 locais de prova espalhados por 81 municípios do estado.
As operações de segurança começam às 6h, e os portões dos locais de prova estarão abertos ao público a partir das 12h, fechando pontualmente às 13h.
Com as medidas implementadas, o Governo do Pará demonstra o compromisso com a educação e a segurança dos estudantes, proporcionando um ambiente favorável para que os candidatos possam se concentrar em alcançar o melhor resultado possível no exame que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.