Preso em flagrante dono do veículo que transportava drogas apreendidas em Breves
Suspeito foi preso na noite de domingo (20) quando se apresentou para retirar o carro de balsa em porto da capital paraense, em Belém
21/10/2024 13h20 - Atualizado em 21/10/2024 às 13h20
Ag. Pará
Belém, 21 de outubro de 2024 – Um homem de 40 anos foi preso em flagrante na noite de domingo, 20, no porto de Belém, ao tentar retirar um veículo que transportava 21kg de entorpecentes. A prisão ocorreu 24 horas após o início da operação, desencadeada pelas equipes de segurança da Base Integrada de Antônio Lemos, no município de Breves, no arquipélago do Marajó. A ação contou com o apoio da Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU).
Foto: Divulgação
O homem, natural do estado do Amazonas, havia viajado de avião para Belém com o intuito de retirar o veículo, que foi despachado de Manaus e chegou à capital paraense a bordo da embarcação "Amazon Star". O carro foi identificado como suspeito durante vistorias de rotina no rio Tajapuru, com o uso de um cão farejador, que indicou a presença dos entorpecentes no veículo.
Segundo Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, a prisão representa mais um exemplo da eficiência do trabalho da polícia fluvial. “Nossa estratégia de segurança fluvial tem resultado em números positivos ao longo desses dois anos de atuação da Base Antônio Lemos. Em 2024, as ações de fiscalização da Base resultaram na apreensão de 534 kg de drogas. Já em todo o estado, de janeiro até outubro, apreendemos mais de 10 toneladas de drogas, incluindo cocaína e maconha. Seguimos capacitando nossos agentes e investindo em equipamentos para ações cada vez mais assertivas.”
A operação foi desencadeada após a apreensão de 21kg de maconha no sábado, 19, e 353kg em um caminhão no domingo, ambos transportados por embarcações fluviais. No total, mais de 370kg de drogas foram retirados de circulação no último final de semana. O material apreendido foi encaminhado ao hangar do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e, em seguida, levado para a Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) para perícia da Polícia Científica do Pará.
As investigações continuam para identificar os responsáveis pelas demais drogas apreendidas, enquanto o homem preso foi autuado em flagrante e conduzido para os procedimentos legais.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.