06/07/2022 às 13h33min - Atualizada em 06/07/2022 às 13h33min

Devido à baixa procura por doses complementares, a Secretária de Saúde de Marabá realiza nova campanha de vacinação no Partage Shopping até sexta-feira (8)

No município, os testes para detecção de covid podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde

Ascom/PMM

Jornal Pará Publicidade 790x90

A nova campanha acontece de hoje (6) até sexta-feira (8) no horário das 12h às 17h no Partage Shopping. No local, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, sudeste paraense, disponibiliza vacinação contra Covid-19, Gripe (Influenza) e Sarampo. Quem quiser se imunizar tem que apresentar RG, CPF, cartão SUS e carteira de vacinação.

Em relação à Covid-19, todas as doses estarão disponíveis, incluindo a segunda dose de Pfizer. “Teremos vacina da CoronaVac, Astrazeneca, Janssen e Pfizer. Infantil e adulta. Lembrando para quem tomou a primeira dose de Pfizer, que a segunda dose de Pfizer já está disponível novamente”, informa a diretora da Unidade Básica de Saúde, Sheila Macedo.

Todos acima de 12 anos são o público-alvo da vacinação contra a Covid-19. Vale ressaltar que para tomar a 3ª ou a 4ª dose é necessário um intervalo de 4 meses da dose anterior. Já a vacinação contra o sarampo é voltada para crianças acima dos seis meses e menores de cinco anos e profissionais de saúde, enquanto a vacinação contra a gripe está liberada para todas as pessoas acima dos seis meses de vida.

Baixa procura por doses complementares 

A procura pelas doses complementares do esquema vacinal da Covid-19 estão abaixo do previsto. De acordo com a Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia da Universidade de São Paulo (USP), seis em cada dez mortos e internados pela doença, entre março e junho deste ano, não tomaram a terceira dose da vacina.

“Em relação à nossa expectativa de 256 mil habitantes, hoje praticamente estamos na faixa de 183 mil vacinados com a primeira dose. Para a segunda dose estamos com uma diferença de 50 mil pessoas que não completaram o esquema primário. Hoje, nós estamos apenas com 35 mil e poucas pessoas vacinadas com a terceira dose. E a quarta dose ainda mais baixa”, explica Fernando Gomes, coordenador de Imunização da SMS.

Testes Covid-19

Os postos de saúde também estão realizando os testes para Covid-19. “As pessoas precisam se referenciar e vai ser feito mediante a avaliação. Você chega na UBS, fala seus sintomas e um médico irá dizer se você necessita fazer o teste ou não. Caso necessário, ele é feito lá na hora. O pessoal está direcionando dentro das UBS’s”, explica Sheila Macedo.

É importante ressaltar que os cuidados com a Covid-19, como uso de máscara em quem está com sintomas de síndrome gripal ou em postos de saúde, assim como o uso de álcool em gel e manter as mãos sempre limpas, ainda são medidas que devem ser adotadas por todos com intuito de diminuir os riscos de contrair a doença.

Cuidado redobrado

Grupos de risco, idosos e pessoas que estão com imunidade baixa devem tomar cuidado redobrado. Todas as unidades básicas de saúde dispõem dos imunizantes. Basta a pessoa se dirigir a uma UBS e apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS e documento oficial com foto.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp