02/07/2022 às 12h00min - Atualizada em 02/07/2022 às 12h00min

Belém ganha um posto elétrico para carregamento gratuito de veículos modernos

O eletroposto usa como fonte a energia solar e também disponibiliza 10 bicicletas elétricas para uso da população gratuitamente

Mayron Gouvêa

Jornal Pará Publicidade 790x90

O eletroposto de Belém funciona no Porto Futuro, no bairro do Reduto, região central da capital paraense.

A iniciativa sustentável para o transporte moderno é da companhia elétrica do Pará, Equatorial, e funciona no Porto Futuro, bairro do Reduto. No eletroposto é permitido o carregamento de até dois carros elétricos simultaneamente, motos, patinetes e conta com uma estação de 10 bicicletas elétricas, utilizando como fonte de alimentação a energia solar, limpa e renovável. 

“É nosso papel social despertar uma consciência sustentável e temos a certeza que o eletroposto será de grande valor para o Estado. Por meio desse projeto, buscamos contribuir com a descarbonização do meio ambiente utilizando como fonte de alimentação a energia solar. A ideia é promover o uso sustentável da energia e fomentar a redução de impactos ambientais”, explica Marcos Almeida, presidente da Equatorial Pará.



Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos eletrificados em circulação no país chegou a 90 mil em abril e deve passar de 100 mil até agosto deste ano. Para se ter ideia da economia com o transporte elétrico, o gasto com veículos movido a combustíveis fósseis (gasolina, gás natural, etc.) é, em média, o dobro do preço do investido com os movidos a energia elétrica para percorrer a mesma distância. Logo, ao migrar para mobilidade elétrica, o cliente terá uma redução de, aproximadamente, 50% nos custos com transporte.

O projeto é uma realidade desde a última quinta-feira (30). Durante a inauguração do eletroposto foi doado um carro elétrico compacto para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para dar apoio às atividades da secretaria. O modelo leva em torno de três horas para uma carga completa e permite o percurso de até 250 km. "A iniciativa vai gerar um benefício para nossas ações", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior.

Instruções e horário de funcionamento do eletroposto 

O eletroposto conta com duas estações de carregamento e está funcionando no horário do Porto Futuro, todos os dias, das 7h às 11h e das 16 às 21h e pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseje carregar seu carro elétrico, gratuitamente, por ordem de chegada. 

Já as 10 bicicletas elétricas estão sendo utilizadas dentro do parque desde ontem (01), com liberação a ser feita por meio do aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica” disponível nas lojas de smartphones para download. O usuário deverá realizar um cadastro no APP, incluindo um cartão de crédito que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta. O uso do equipamento poderá ser feito durante uma hora, na ciclovia de dentro do parque, e a devolução deve ser feita dentro desse prazo à estação. O aplicativo é seguro e os dados informados serão utilizados apenas para essa finalidade, conforme termos de uso explícitos no APP.



Sobre o projeto

A iniciativa do Grupo Equatorial acontece por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia e está estimada R$ 400 mil.
O projeto de mobilidade elétrica está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tendo como foco: educação de qualidade, energia acessível e limpa e ação global contra a mudança global do clima.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp