12/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 12/03/2024 às 08h15min

Chuvas intensas e marés altas causam alerta no Pará durante o mês de março

O alerta mais moderado abrange a maioria do estado, incluindo a Grande Belém nos dias 11 e 12 de março.

Da redação

Reprodução / Redes Sociais
O mês de março no Pará será marcado por fortes chuvas, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um alerta duplo para chuvas intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, abrange grande parte do estado.

Marajó: Jovem é morto a facadas ao sair para comemorar aniversário


O alerta mais moderado abrange a maioria do estado, incluindo a Grande Belém nos dias 11 e 12 de março. Já a área com alerta mais elevado, de nível laranja, atinge a região do Arquipélago do Marajó. Essas chuvas intensas, aliadas à maré alta, já estão resultando em pontos de alagamento em diversas regiões, especialmente nos últimos dois dias.
 
Nesta segunda-feira (11), Belém e região metropolitana foram afetadas por marés altas, causando transtornos no trânsito e alagamentos em diversos pontos. Em Bragança, a Praia de Ajuruteua também enfrentou maré alta, enquanto, em Salinópolis, um veículo ficou totalmente inundado. A situação é preocupante em Capitão Poço e Soure.

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para os dias e horários de picos das marés em Belém entre março e abril. Nos dias 11 e 12 de março, a maré atingirá 3,7 metros, e no período de 09 e 10 de abril, chegará a 3,6 metros, enquanto a média local é de 1,81. Navegantes, comunidades pesqueiras e esportistas são orientados a monitorar as condições climáticas e adotar precauções.

 
Na região do Salgado, na Ilha dos Guarás, em Curuçá, nordeste do estado, a média anual das marés é de 2,74. Entre 11 e 12 de março, a preamar superará os 5 metros, atingindo o nível máximo do ano, 5,6 metros, no dia 11. Entre 09 e 10 de abril, a preamar também deve ultrapassar os 5 metros.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp