22/06/2022 às 15h55min - Atualizada em 22/06/2022 às 15h55min
Donos de imóveis em Parauapebas, no sudeste paraense, precisam confirmar ou contestar dados atualizados
Para conferir a situação do cadastro imobiliário, basta acessar o site do Mapa de Parauapebas ou se dirigir ao ponto de atendimento instalado no Karajás Shopping, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, com documentação em mãos.
Mapa de Parauapebas instalado no térreo do Karajás Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Os moradores de Parauapebas que tiveram o imóvel recém-cadastrado pela prefeitura e que vêm recebendo a notificação com os dados da sua residência e/ou empresa precisam confirmar ou contestar as informações levantadas e atualizadas pelas equipes do Mapa de Parauapebas.
Há duas opções para isso, principalmente para quem discorda dos dados apresentados: o dono ou responsável pelo imóvel pode acessar o site mapadeparauapebas.org e clicar em “notificação” ou, se preferir, pode ir ao ponto de atendimento do Mapa de Parauapebas instalado no térreo do Karajás Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Na notificação constam dados como a área total construída do imóvel nos anos de 2021 e 2022, a inscrição (inclusive a cartográfica), tipo de uso do imóvel (se comercial ou residencial) e o endereço do prédio, além das fotos aérea e da fachada do imóvel.
O diretor do Departamento da Tecnologia de Informação e Comunicação (Dtic) da prefeitura, Emanoel Rodrigues, afirma que o novo cadastro imobiliário servirá de base para a implantação do projeto de regularização fundiária em Parauapebas. "É importante que quem recebeu a notificação confira todos os dados, para saber se tudo está correto tendo em vista que a atualização cadastral já constará no próximo carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)", orienta Rodrigues.
Documentação
Os moradores devem se dirigir ao Mapa de Paraupebas com os seguinte documentos: documento com foto, comprovante de residência, boleto do IPTU, contrato de compra e venda e o Registro Geral do Imóvel (RGI), que neste caso deve ser apresentado pela pessoa “responsável tributária” do imóvel. “Responsável tributária do imóvel é aquela pessoa que tem as contas no nome dela, como a de água; que o boleto de IPTU vem no nome dela. Então é a pessoa que responde tributariamente pelo imóvel e aí tem que apresentar o RGI”, explica o atendente Ricardo Silva.
Serviço
Se você recebeu a notificação da prefeitura e ainda tem dúvidas, pode ainda mandar e-mail para [email protected]. No site do mapa, você pode acessar para fazer atualização do seu imóvel por meio do link “notificação”. Basta você digitar o código de acesso que aparece no canto direito da notificação, abaixo do QR Code.