As aulas de música acontecem sempre às terças e quintas-feiras. Anualmente, 100 vagas são ofertadas no projeto "Música em todo canto" (Crédito de imagem: As
Estimular aprendizado, concentração, criatividade e a comunicação. Esses são alguns dos benefícios da musicalização na educação infantil, ofertada no município através do Projeto “Música em Todo Canto” da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), de forma gratuita. Na Escola Municipal José Vergolino, na Velha Marabá, 47 crianças participam dessas aulas, às terças e quintas-feiras.
Gabrielly Cassoe Santos, 9 anos, estudante do 3º ano, de sopetão revela: "Sonho em ser cantora, daqui a 10 anos me imagino cantando”. A menina diz que conta os dias para a aula de música chegar e diz que ama estudar música. “Já aprendi muitas coisas, ainda estou na musicalização, mas daqui a pouco já irei aprender a flauta doce", conta ansiosa.
Para expandir o ensino de música nas escolas, a FCCM cede um grupo de professores para algumas escolas municipais, levando o ensino de musicalização e, posteriormente, aulas de flauta doce. “Leitura de partitura, comportamento, composição orquestral. O nosso objetivo é trazer educação musical de qualidade para nossas crianças. Eles vêm para a escola, no contraturno, aprendem a escrita musical, a interpretar, a ouvir uma orquestra e, assim, eles vão crescendo, não só em performance, mas em entendimento musical também”, explica a professora de música Jane Lino.
Leomar Ferreira, de 11 anos, aluno do 5º ano, sonha em ser baterista e cantor quando crescer. O estudante, que teve muita vontade de estudar música após conversar com uma vizinha. Ele é um dos que adoram as aulas de música, e sempre que pode, treina flauta em casa, “se eu pudesse fazia aula de música todos os dias”, garante.
As 100 vagas disponíveis para o projeto "Música em todo Canto" são ofertadas no início do ano, no período de matrícula dos alunos e algumas crianças de fora também têm procurado a escola. Quando há vagas disponíveis, essas crianças são acolhidas pelo projeto. “A música é uma linguagem de comunicação viva, de expressão, de contato com o ser humano, de coletividade, e quando a gente traz isso para o universo infantil, trabalhamos questões de respeito, interação e percebemos isso no comportamento deles. Crianças que às vezes estão dispersas, estressadas, param, silenciam o seu som interno, para ouvir a música. É notória a mudança de comportamento desses alunos”, afirma a professora.
A coordenação esclarece que muitos alunos, depois que passam pelo processo de musicalização, progridem e seguem os estudos diretamente na Fundação Casa de Cultura de Marabá, com novos instrumentos. "Inclusive, nossa escola possui um ônibus que leva esses alunos para a FCCM. Quando os alunos demonstram interesse na música, o comportamento e as responsabilidades mudam, muitos se tornam mais sociáveis e com mais interesse nos estudos após as aulas. É gratificante ver essa mudança”, ressalta a Rosiane Gonçalves, coordenadora da escola.