05/01/2024 às 14h00min - Atualizada em 05/01/2024 às 14h00min

TRE do Pará recebe 6.800 novas urnas eletrônicas para as eleições 2024

Equipamentos são modelo 2022 (urnas novas). Segundo o tribunal, ainda estão previstos mais dois lotes de entrega.

Da redação

Jornal Pará Publicidade 790x90

Divulgação / TRE Pará
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE - PA) recebeu 6.800 urnas modelo 2022 (urnas novas) para as eleições municipais de 2024, nas quais os eleitores irão escolher os prefeitos e vereadores de suas cidades. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5), pelo Tribunal. Segundo o órgão, ainda estão previstos mais dois lotes de entregas no Pará. 

Com esse aporte de novos equipamentos, o TRE do Pará espera completar um total de 22.259 urnas eletrônicas que estarão disponíveis para serem usadas nas eleições municipais deste ano no estado, conforme os seguintes quantitativos por modelo:

LEIA TAMBÉM: Eleições 2024: confira as principais datas do calendário eleitoral e novidades


UE2022: 8.179,

UE2020: 9.526

UE2015: 4.554.

O envio de novos equipamentos tem sido realizado Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de renovar parte do parque de urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024. Até o final de 2023, os Tribunais Regionais Eleitorais do país receberam 138.403 novos equipamentos, considerando também os quase sete mil enviados ao Pará. 

De acordo com o TSE, as urnas modelo 2022 possuem as mesmas inovações tecnológicas implementadas na urna modelo 2020. Elas são mais ergonômicas, possuem um processador mais potente e são 18 vezes mais rápidas do que o modelo anterior, fabricado em 2015.

Com a renovação do parque de urnas, o TRE do Pará ficará com 80% dos equipamentos no modelo 2020 e 2022, segundo a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro. "O modelo mais antigo a ser usado nas eleições de 2024 será o de 2015. E em 2024, a administração vai priorizar a reforma do Depósito de Urnas, em Ananindeua, com o objetivo de deixá-lo adequado para a guarda e conservação do parque de urnas”, declarou. 

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Felipe Brito, a renovação do parque de urnas eletrônicas é importante para a evolução do processo de votação no Brasil.  Ele explica que os novos modelos de urnas já utilizados na eleição passada e agora ampliados, inclusive para a região do interior do estado, "trazem um monitor maior, com mais resolução, e com mais uma grande inovação no terminal do mesário, que vai permitir a utilização de um sistema com mais informações para que ele possa gerenciar melhor o processo de votação”.

Felipe Brito afirma também que as novas urnas trazem um aprimoramento e, "futuramente, isso garantirá ainda a inserção de novas camadas de segurança com algoritmos de criptografia de maior complexidade, entre outras tecnologias, que serão agregadas ao longo dessa evolução do processo de votação eletrônica”. 

As 6.800 urnas recebidas pelo TRE até o momento foram enviadas em seis remessas. “Ainda está prevista chegar a sétima remessa, com 1.200 urnas, neste mês de janeiro. Estamos no aguardo da confirmação do fabricante”, informou o chefe do Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas do TRE do Pará, Tiago Neves.

Depois, ficará pendente a entrega de 179 urnas, que corresponde à oitava parcela. “Com elas, iremos completar o planejamento de fornecimento do TSE para o TRE do Pará, de 8.179 urnas eletrônicas modelo 2022, para as eleições deste ano”, explica.

Com informações de O Liberal

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp