23/12/2023 às 08h27min - Atualizada em 23/12/2023 às 08h27min

O fim da reeleição para presidente será prioridade em 2024, afirma Rodrigo Pacheco

O senador disse não ter falado ainda com Lula sobre a proposta.

Da redação

Reprodução
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ressaltou nesta sexta-feira, 22, que discutir o fim da reeleição será prioridade no Senado Federal no início de 2024, após o fim do recesso parlamentar.

“É um desejo muito forte dos senadores, nós vamos fazer audiências públicas, debater isso”, explicou em café com jornalistas. A medida, porém, não terá efeito imediato, caso seja aprovada. “Precisaria fazer uma aritmética, não valeria ainda para o presidente Lula ou Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo], a partir de 2030.”

LEIA TAMBÉM: ‘Dei tapa e daria três, quatro, se precisasse’, diz deputado Washington Quaquá que agrediu colega no Congresso


Pacheco defendeu que a possibilidade da reeleição atrapalha o primeiro mandato e pode gerar gastos desenfreados para garantir um novo mandato. O senador disse não ter falado ainda com Lula sobre a proposta.

Outras prioridades elencadas pelo presidente do Senado para o início do próximo ano é a proposta de emenda à Constituição (PEC) das drogas, a dos militares em cargo políticos, mudanças no código eleitoral e a limitação do mandato de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Alterações no poder do Supremo também devem ser feitas pelo Legislativo. Isso é normal”, defendeu. Uma proposta sobre inteligência artificial também é discutida em comissão especial e pode ser votada ainda em fevereiro.

Com informações do Metrópoles

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp