A Conferência das Partes (COP), a mais importante sobre mudanças climáticas, é desconhecida por 76% dos brasileiros. É o que mostra a pesquisa Sustentabilidade e Opinião Pública, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira, 12, que mediu a relação dos brasileiros com a sustentabilidade e o meio ambiente a sua volta.
Segundo a pesquisa, apenas 24% dos brasileiros tinham conhecimento da realização da COP28, que termina nesta terça-feira, 12, em Dubai. Apesar do baixo grau de informação sobre o evento, quando perguntados como classificariam, no geral, o seu interesse pessoal pelo tema sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas, 59% dos entrevistados disseram ter interesse ou muito interesse no tema.
O que pode despertar ainda mais o olhar dos brasileiros para o assunto é a realização da COP30 em Belém (PA), em novembro de 2025.
Homens, jovens e ricos são mais otimistas sobre novas tecnologias de descarbonização
A pesquisa ainda mostra que os homens mais otimistas sobre o surgimento de novas tecnologias em uma economia de baixo carbono do que as mulheres. Apenas 12% delas concordam muito com esse possível impacto, abaixo dos 22% na opinião deles.
Entre os brasileiros de 16 a 24 anos, 21% concordam muito com essa perspectiva. O percentual cai para 16% entre 25 e 40 anos e 15% entre 41 e 59 anos. Acima de 60 anos, 17% concordam muito com a afirmação.
A pesquisa ouviu 2.021 cidadãos com idade a partir de 16 anos em todas as unidades da Federação. O levantamento foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre os dias 18 e 21 de novembro. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95% e a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%, devido ao arredondamento.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.