26/10/2023 às 13h29min - Atualizada em 26/10/2023 às 13h29min

Incêndio em Cotijuba: moradores afirmam que tentam amenizar as chamas ainda nesta quinta (26)

Este foi o segundo incêndio de grandes proporções na Ilha em menos de um mês. Os dois episódios começaram do mesmo motivo: queima de folhas secas

Da redação

Reprodução
O incêndio de grandes proporções, registrado em uma área de mata na Ilha de Cotijuba, apesar de ainda registrar pequenos pontos de fogo, foi amenizado. A situação começou na tarde de terça-feira (24), após um idoso ter ateado fogo em folhas secas, conforme o relato de moradores. Somente na quarta-feira (25), a situação chegou a ser controlada pelos próprios residentes, mas o forte vento intensificou o fogo pela noite. Este foi o segundo incêndio de grandes proporções em menos de um mês.

O medo de Alcione Coelho Reis, moradora da Ilha, é de que a ventania refaça a labareda. “A situação está muito melhor do que estava na noite de quarta-feira. A fumaça diminuiu. Conseguimos controlar com, pelo menos, 13 pessoas, boa parte das chamas, mas ainda tens uns focos com brasas. Mas o incêndio não foi totalmente controlado. O nosso medo é que o vento venha e faça voltar o fogo da mesma maneira que veio na quarta”, teme.

Leia mais: Policiais Federais paralisam as atividades nesta quinta-feira


Ela e um outro morador, que preferiu não ter o nome revelado, afirmam que a população da ilha não tem auxílio do poder municipal na prevenção em incêndio como esse. “A prefeitura não ajuda a gente. É revoltante. Nós ligamos e pedimos socorro, mas eles (poder municipal) não está nem aí. Não vimos nenhuma mobilização por parte do poder público. A prefeitura também poderia vir aqui e fazer ações de conscientização para os moradores. Estamos em um período muito seco, então qualquer faísca pode se transformar em incêndio”, reclama Alcione.

Confira o vídeo:

 

A Prefeitura de Belém disse, em nota, que acompanha a situação do incêndio na ilha de Cotijuba, às proximidades da praia do Vai Quem Quer. "A partir de ação integrada, Arout e Defesa Civil de Belém trabalham junto ao Corpo de Bombeiros, para combater totalmente os focos de incêndio e prestar assistência aos moradores da área", comunicou.

O primeiro incêndio em Cotijuba - No dia 30 de setembro deste ano, um outro incêndio de grandes proporções ocorreu em Cotijuba. Dessa vez, foi na Praia da Saudade. Alcione afirma que esse episódio iniciou da mesma forma que o caso registrado neste mês: queimando folhas secas. Apesar da dimensão das chamas, ninguém se feriu.

Os próprios moradores se mobilizaram para apagar as chamas. A Administração Regional de Outeiro (Arout) informou que o incêndio foi controlado na mesma noite.

Com informações de Jornal Amazonas

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp