09/06/2022 às 12h21min - Atualizada em 09/06/2022 às 12h21min
Cametá terá roteiro geo turístico sobre a história e patrimônio da cidade
Ação será no sábado, 18
Os moradores de Cametá poderão conhecer mais sobre a história e patrimônio do município, por meio de Roteiro Geo Turístico. O projeto que será realizado no sábado, 18 de junho, é um convite para desvendar o centro histórico da cidade, fortalecendo o turismo do município.
A iniciativa é realizada pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA, em parceria com a Faculdade de Geografia do Campus de Cametá.
De acordo com o coordenador do roteiro, o Professor José Carlos Cordovil, as ações na cidade de Cametá são realizadas desde 2014, seguindo a mesma metodologia implementada pelo projeto realizado em Belém. É um desdobramento do projeto desenvolvido na capital paraense pelo Grupo coordenado pela Profa. Dra. Maria Goretti Tavares. "A ideia dos Roteiros Geo-turísticos em Cametá surgiu da verificação da inexistência de ações voltadas para práticas de turismo, que valorize o potencial histórico, cultural e patrimonial da cidade. Dessa forma, busca-se articular ações de pesquisa, ensino e extensão a partir da participação dos discentes do curso de Geografia, investigando e dando ênfase ao contexto sóciogeográfico em que se deu a formação do território, a economia e a sociedade", explica o professor.
Programação
No dia 18, o roteiro inicia às 8h, saindo da Praça das Mercês em frente ao Colégio INSA. O percurso passa pelo monumento em homenagem à Pedro Teixeira, destacando a expedição realizada no século XVII. Ainda na orla da cidade, são evidenciadas as edificações históricas, além do fenômeno da erosão, dando ênfase às questões técnicas e lendárias ligadas ao fenômeno.
Também são debatidas as paisagens ribeirinhas da cidade, com suas feiras e trapiches, além da relação e presença da Igreja Católica e suas edificações, como a Igreja de São João Batista e Igreja das Mercês, Igreja de São Benedito, dentre outras. O roteiro também ressalta o “Monumento aos Notáveis”, como Dom Romualdo de Seixas, Dom Romualdo Coelho, Manoel José Siqueira Mendes, Deodoro Machado de Mendonça e Gentil Bitencourt.
O trajeto encerra na Praça da Cultura, onde são destacadas as edificações históricas, herança do período da Borracha, o Monumento da Cabanagem e o Museu da cidade. "Os interessados, seja turista, visitante ou a população local, em cada ponto do percurso, poderão conhecer um pouco sobre os aspectos históricos, patrimoniais e as transformações espaciais mais recentes na cidade de Cametá", resume José Carlos.
Para participar
A participação no roteiro é gratuita, mediante inscrição online. A organização orienta ir com tênis, boné, protetor solar, roupas leves, e levar guarda-chuva ou capa. O roteiro é a pé pelas ruas, não há visita interna nós prédios. A programação inicia às 8h e vai até às 12h. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do projeto, pelo Facebook e Instagram.