08/10/2023 às 08h52min - Atualizada em 08/10/2023 às 08h52min

Círio 2023: a grande procissão

Após a ‘Santa Missa Matutina’, presidida por Dom Alberto Taveira, inicia a saída para Círio

Da redação

Reuters / Raimundo Pacco
Às 7h20 deste domingo (8), Dom Alberto Taveira finalizou a missa de abertura da procissão do 231° Círio.  A celebração, feita na Igreja da Sé, contou com a presença de milhares de devotos. Durante a cerimônia, foi realizado louvores de adoração, reflexões da palavra de Deus e orações abençoando o Círio 2023. Após a cerimônia, a Santa foi colocada na berlinda e levada para o atrelamento para a procissão mais expressiva da festa nazarena.

Muitos fiéis acompanham o percurso, mais de 2,5 milhões de pessoas, da cidade e de fora, são esperadas para este ano, segundo estimativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará. São devotos, curiosos e turistas que ocupam o trajeto do Círio de Nazaré movidos por uma tradição, que vai além da fé.

Círio 2023: Confira percurso, data e horário das 14 romarias


Trasladação - Conhecida como “procissão luminosa”, a trasladação do Círio de Nazaré reuniu milhares de devotos de Nossa Senhora de Nazaré em Belém na noite deste sábado (7).

A estimativa é que 1,5 milhão de pessoas tenham participado das quase 5 horas de procissão, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Acessibilidade atrelada a fé - O time de basquete All Star Rodas participa de mais uma grande procissão de Nazaré. A tradição surgiu há 18 anos, segundo Nana Mafra, atleta do time. Ela diz que a ideia surgiu devido aos vários anos em que observavam a procissão pela televisão. 

Ela explicou que todos os atletas do time apoiaram a ideia e decidiram acompanhar o Círio de Nazaré por todos os anos. "A gente só tem que agradecer por tudo que tem acontecido na vida do clube", celebra Nana. O time, composto por mais de 10 pessoas cadeirantes, já estão posicionados e aguardam a passagem da Imagem Peregrina para acompanhar o cortejo em direção à Basílica de Nazaré.

Promessa - O barman Patrick Nogueira. 24 anos, é um dos muitos fiéis que agradecem à Nossa Senhora de Nazaré por uma graça alcançada. Caminhando de joelhos na Boulevard Castilhos França, ele conta que teve um problema de saúde e que recorreu à Virgem de Nazaré pedindo pela sua recuperação. Em forma de agradecimento, ele pretende acompanhar toda a Grande Romaria.

“Eu vim pagar uma promessa por uma graça alcançada. No ano passado eu não estava muito bem de saúde. Foi quando eu recorri ao instrumento mais forte que a gente tem: a fé. Recorri a minha mãezinha lá de cima”, afirmou o promesseiro. 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp