Idosos, adultos e jovens a partir de 15 anos que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever poderão participar do Programa Alfabetiza Belém, que quer reduzir os índices de analfabetismo na capital paraense.
Ao todo, serão 2400 vagas distribuídas em 120 turmas que serão ofertadas em todos os distritos administrativos de Belém. As aulas serão diárias (de segunda a sexta-feira) com carga horária de duas horas por dia.
O programa
O Alfabetiza Belém tem a a proposta de alfabetizar mais de 11 mil pessoas até 2024. "Belém ainda tem um índice alto de analfabetismo e estamos com muita esperança de que daqui a dois, três anos, a gente consiga zerar ou diminuir esses números", destaca Márcia Carvalho, coordenadora do programa.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belém, em parceria com universidades, instituições e movimentos sociais. Os alfabetizadores são estudantes de cursos de licenciatura das universidades. As aulas começam neste mês de junho.
Caminhada
Neste sábado, 28, alfabetizadores realizaram caminhada pelas ruas do Telégrafo e da Vila do Barca para informar sobre o programa e inscrever a população interessada.
Prestes a completar 70 anos, Isabel Nogueira foi uma das moradoras da Vila da Barca que se inscreveram durante a ação. Ela parou de estudar na segunda série do ensino fundamental e agora poderá voltar à sala de aula. "Eu nasci no interior de Cametá, nesse tempo lá não tinha esse negócio de aula. Aí eu vim pra cá, estudei um pouco, mas tinha que trabalhar para ajudar minha família, éramos umonte de filho, uma escadinha, aí não fui mais pra escola", conta a idosa que participará das aulas de alfabetização em turma ofertada na Associação de Moradores da comunidade.
Inscrições
As inscrições encerram no dia 31 de maio e podem ser feitas sempre das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Veja onde se inscrever:
Movimento de Emaús- Endereço: Avenida Padre Bruno Sechi nº 17 - Bengui
Escola Municipal Cordolina Fontelles de Lima- Endereço: Rua São Vicente de Paula, s/n, entre Rod. Arthur Bernardes e Rua Liberal – Pratinha
Escola Municipal Ciro Pimenta- Endereço: Rua Paulo Freire, cj. Eduardo Angelim, Parque Guajará - Icoaraci
Escola Municipal Paulo Freire- Endereço: Passagem Alacid Nunes, s/n, cj. Bela Manuela II, Trav. 5 - Tenoné
Liceu Mestre Raimundo Cardoso- Endereço: Travessa dos Andradas nº 1110, entre Rua Coronel Juvêncio Sarmento e Santa Izabel – Icoaraci
Escola Municipal Ayrton Sena- Endereço: Rua Mário Andreazza – Parque Guajará - Icoaraci
Escola Municipal Maria Madalena Raad- Endereço: Passagem São José de Ribamar nº 100 - Agulha (Icoaraci)
Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro- Endereço: Rua Barão de Igarapé Miri nº 619, entre Liberato de Castro e Ezeriel de Matos - Guamá
Escola Municipal Solerno Moreira- Endereço: Passagem Universal nº 127, Avenida Perimetral - Terra Firme
Escola Estadual Matheus do Carmo- Endereço: Passagem São João, 128 - Terra Firme
Escola Municipal Comandante Klautau- Endereço: Passagem São Benedito nº 610, próximo ao conjunto CDP, esquina da passagem Garrincha - Sacramenta
Escola Municipal Maria Luiza Pinto do Amaral- Endereço: avenida Senador Lemos s/n, prox. Passagem Mucajá – Sacramenta
Unidade de Educação Infantil Erê- Endereço: Passagem Capataz Abílio nº 170 - Barreiro
Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso- Endereço: Av. Alm. Barroso nº 4374 – Souza
UEI Wilson Bahia de Souza- Endereço: Passagem Cruzeiro nº 372-520 - Curió-Utinga