24/02/2023 às 19h18min - Atualizada em 24/02/2023 às 19h18min

Chuvas causam deslizamento de terra e colapso de construções em Parauapebas

Rafael Miyake

Reprodução/Portal Pebinha de Açúcar

Chamado de “inverno amazônico”, o período de fim e início de ano sempre é acompanhado de muitas chuvas. Em 2023, no entanto, o grande volume de chuvas chegou em estado crítico em diversos municípios. Parauapebas foi um deles.

 

Esta semana, durante um temporal, casas que estavam em fase de construção no bairro do Paraíso colapsaram durante um deslizamento de terra. Ocorrências de movimentação de massa, enxurradas e quedas de árvores também foram identificadas em outros bairros. Ninguém se feriu.

 

Por conta disso, a Prefeitura de Parauapebas emitiu um Alerta Laranja para deslizamentos na tarde da última quinta-feira (23). Segundo nota enviada para a Redação do Jornal Pará após questionamentos, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Parauapebas (Compdec) está intensificando o monitoramento nas áreas de risco e prestando apoio social às famílias residentes nos locais.

 

Outros municípios no estado também vêm sofrendo com enxurradas, como Oriximiná, que declarou situação de emergência, Igarapé-Miri, que sofreu com inundações, e Santarém. Tentamos contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), mas não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.
 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ


Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp