24/02/2023 às 08h30min - Atualizada em 24/02/2023 às 08h30min

"Operação Curupira" embarga garimpos e faz apreensões em São Félix do Xingu

Jornal Pará

Divulgação/ Agência Pará
No dia 15 deste mês, o Governo do Estado lançou a "Operação Curupira" em colaboração com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A operação realizou apreensões, inutilizou maquinários e embargou garimpos nas fiscalizações realizadas na região da Área de Proteção Ambiental (APA) “Triunfo do Xingu”, localizada em áreas pertencentes aos municípios de São Félix do Xingu e Altamira.

O objetivo principal da ação é combater o desmatamento, a exploração ilegal de recursos naturais, os incêndios florestais e outras atividades ilegais que afetam o meio ambiente. Cerca de 45 agentes dos órgãos do sistema de segurança pública do estado, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Secretaria de Fazenda e da Adepará estão em ação diariamente após os alinhamentos realizados na base fixa, localizada em São Félix do Xingu.

A estratégia de implantar e manter bases fixas nos pontos estratégicos dos municípios tem sido um diferencial na "Operação Curupira", pois reforça a presença do Estado de forma contínua para inibir as ações criminosas na região. Desde a chegada dos agentes no município, foi observada uma redução significativa nas atividades ilegais na área, como destacou Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

"Nós estamos trabalhando em conjunto com outros órgãos de meio ambiente e fiscalização em áreas que são monitoradas pela Semas, a fim de inibir atividades ilegais na área que geralmente começam com o desmatamento nessa época do ano para evitar incêndios no segundo semestre. Portanto, chegamos agora para impedir essas atividades criminosas e, se identificarmos alguma, os responsáveis serão punidos. A base fixa tem sido um diferencial, pois chegamos e permaneceremos na área por tempo indeterminado", afirmou o secretário.

Expansão - No próximo sábado (25), a Operação Curupira chega ao município de Uruará com a implantação da segunda base fixa, e ainda com as ações planejadas especificamente para as áreas do município. A terceira base está prevista para ser implantada até a segunda semana de março, no município de Novo Progresso. 

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp