27/12/2022 às 14h52min - Atualizada em 27/12/2022 às 14h52min
Simone Tebet deve assumir Ministério do Planejamento
Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
Com informações de O Globo e O Liberal
Ricardo Stuckert De acordo com a jornalista Miriam Leitão, do O Globo, a senadora e ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) deve assumir o Ministério do Planejamento no novo governo do Presidente Eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tebet esteve em conversas com lideranças do partido e decidiu aceitar o convite de Lula.
Segundo fontes do MDB, a nova ministra espera que a pasta possa planejar as ações da administração direta e indireta dos bancos públicos, levando sugestões para políticas habitacionais e de apoio e fomento ao agronegócio, por exemplo, na Caixa e no Banco do Brasil.
Tebet espera, também, ter controle do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), a secretaria de coordenação das estatais, incluindo os bancos, e ainda do IBGE e do Ipea.
A senadora termina seu mandato de oito anos em 2022, e deve assumir o ministério sem nenhum outro cargo público. Ela já havia sido cotada para os ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, mas recusou o primeiro em favor de Marina Silva, que pode assumir o cargo, e o segundo foi entregue a Wellington Dias (PT-PI).
Simone Tebet disputou as eleições presidenciais de 2022 e ficou em terceiro lugar. No segundo turno, deu apoio incondicional a Lula contra a reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).