24/11/2022 às 23h05min - Atualizada em 24/11/2022 às 23h05min

Engajado dentro e fora dos campos: o trabalho social de Richarlison pelo Brasil

Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista

Reprodução

O atacante Richarlison, que fez dois gols na tarde desta quinta-feira (24) no jogo entre Brasil e Sérvia, na Copa do Mundo do Catar, é também um grande apoiador e colaborador de causas sociais e campanhas.

 

Apelidado de Pombo, o jogador é natural de Nova Venécia, no Espírito Santo, e é um dos fundadores e embaixador do time de futebol do município, fundado em 2021. No início da Pandemia de Covid-19, em 2020, ele também doou 500 cestas básicas para comunidades carentes no município.

 

 

Atuação na Pandemia

 

Durante toda a pandemia, ele também se engajou no combate à doença, e se tornou embaixador da USP Vida, organização da Universidade de São Paulo que faz pesquisas e ações no combate ao coronavírus. Além de pedir doações à USP, por meio de suas redes sociais, ele também leiloou a chuteira usada na semifinal da Copa América, em 2021, e o valor arrecadado foi todo doado para a instituição.

 

Ele também fez várias publicações incentivando a vacinação.

 


 

 

 

Política e movimentos sociais

 

O engajamento político do jogador também chama a atenção. Em 2020, após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos e de João Pedro no Brasil, por políciais, ele protestou contra o racismo e a violência policial.

 

 

Mais recentemente, já durante a Copa, ele afirmou não saber como a seleção brasileira iria atuar diante das denúncias de violações de direitos humanos no Qatar, mas que apoiaria qualquer protesto em favor dos grupos ameaçados.

 

Outras ações

 

O camisa 9 da seleção, além disso, também faz doações mensais ao Instituto Padre Roberto Lettieri, em Barretos, que ajuda pessoas em tratamento de câncer no município.

 

Ele também doou, em 2019, 50 mil reais para uma campanha de estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo de Nova Venécia que disputaram a Olimpíada Internacional de Matemática, em Taiwan.

 

Durante o jogo de estreia do Brasil, também, tweets de uma internauta viralizaram nas redes sociais. Segundo ela, Richarlison ajudou na campanha de arrecadação de fundos para uma cirurgia do pai, e doou uma camisa autografada para ser rifada.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp