A Copa do Mundo de 2022 começou! A cerimônia de abertura da Copa do Qatar aconteceu na tarde deste domingo (20), no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor. A cerimônia, que começou às 11h30, no horário de Brasília, contou com discursos de autoridades, celebridades e apresentações musicais.
Os artistas convidados para se apresentar na abertura foram o cantor sul-coreano Jungkook, da banda BTS, e o cantor Qatari Fahad Al Kubaisi, que performaram a música Dreamers, parte da trilha sonora oficial do campeonato.
O ator norte-americano Morgan Freeman também fez um discurso no evento. Em sua fala, durante um diálogo com o influencer qatari Ghanim Al Muftah, o ator falou sobre a união da raça humana por meio da igualdade, respeito e inclusão, além de citar que todo o mundo tem uma história com o futebol.
O emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, também fez um discurso sobre diversidade. “As pessoas, por mais que sejam diferentes, nacionalidades diferentes, culturas diferentes, orientações diferentes, vão se reunir no Qatar, e todos os continentes vão se reunir no nosso país".
Desde o anúncio que o país sediaria a Copa do Mundo em 2022, o Qatar sofre com críticas quanto a sua legislação restritiva quanto à população LGBTQIA+ e outras minorias. O público, que esperava relaxamento destas e de outras leis (como a restrição ao consumo de bebidas alcoólicas) durante o período do evento, encontrou, na verdade, um reforço às leis para os estrangeiros que visitam o país.
A cerimônia também foi marcada pela presença dos mascotes de todas as copas anteriores, acompanhando o mascote deste ano, La’eeb, que participou da abertura como uma grande fantoche de 20 metros de altura.