28/10/2022 às 13h48min - Atualizada em 28/10/2022 às 13h48min

Cemitérios municipais de Belém são preparados para o Dia de Finados

Jornal Pará

Foto: Tássia Barros (Ag. Belém)
Em Belém, os cemitérios municipais estão sendo preparados pela Prefeitura Municipal, para o Dia de Finados, que será na próxima quarta-feira, 2 de novembro. Os serviços de limpeza, roçagem e retirada de entulhos estão sendo intensificados há mais de 30 dias para receber os visitantes durante o feriado religioso.

Nos dois cemitérios que são administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o São Jorge, localizado no bairro da Marambaia, e o Santa Izabel, no bairro do Guamá, a Operação Finados intensificou os trabalhos para receber os visitantes, que tradicionalmente vão prestar homenagens e orações aos familiares falecidos.


Mutirão

Os serviços são feitos por mutirões de trabalhadores dedicados, que intensificam a limpeza dos cemitérios municipais para as datas comemorativas, que é quando a quantidade de visitas aumenta, como explica o diretor Departamento de Necrópoles da Seurb, Lucas Farias.

"O objetivo de todo o trabalho realizado é oferecer mais conforto aos visitantes que vão aos cemitérios no Dia de Finados homenagear a memória de seus familiares e amigos falecidos. Este ano, a expectativa é receber aproximadamente 10 mil pessoas no Cemitério São Jorge e 20 mil pessoas no Santa Izabel’’, informa o diretor.

Cemitério São Jorge

Além dos serviços de limpeza para o feriado, a Prefeitura também acelera os trabalhos da obra de recuperação da calçada, que fica em frente ao Cemitério São Jorge. O muro do local, que foi derrubado com a queda de árvores, também será recomposto e pintado. A expectativa é que até o Dia de Finados tudo esteja finalizado para receber os visitantes. 

A vendedora de flores, Felicidade Margalho, 62 anos, trabalha em frente ao cemitério há mais de 20 anos e diz que os serviços contribuem para o aumento de lucro dos trabalhadores durante esse período.

"O cemitério estando limpo dá mais visitantes e melhora a nossa venda. A calçada que vai ser reformada vai melhorar ainda mais, pois jogam muito lixo aqui e vão parar. Os ônibus da funerária vão poder encostar na calçada e isso melhora o nosso movimento’’, garantiu.

Operação Conjunta

Além das ações de limpeza antecipadas, uma operação conjunta será realizada no Dia de Finados com a Organização Pública da Seurb, Guarda Municipal de Belém, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Polícia Militar e Secretaria Municipal de Economia, para intensificar o ordenamento do trânsito, organização dos ambulantes e a segurança dentro e fora dos cemitérios. 

Confira os horários de funcionamento dos cemitérios municipais no Dia de Finados:

•    Cemitério São Jorge: rua da Mata, no bairro Marambaia: terça-feira, dia 1º/11, das 7h às 16h; e quarta-feira, 2/11, 7h às 16h.
•    Cemitério Santa Izabel:  avenida José Bonifácio, bairro Guamá: terça-feira, dia 1º/11), das 7h às 16h; e quarta-feira , 2/11, das 7h às 16h. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp