Pedidos de isenção para o Enem 2022 já podem ser consultados
Candidatos que tiveram a solicitação negada podem recorrer até o dia 25 de abril
Fernando Moura
22/04/2022 18h22 - Atualizado em 22/04/2022 às 18h22
Foto: Redes Sociais
Estudantes de baixa renda que desejam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e solicitaram a isenção da taxa de matrícula para realizar o exame já podem verificar o resultado do pedido. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou hoje, 22, os resultados dos pedidos feitos em março deste ano. Os candidatos podem acessar o resultado na página do INEP pelo link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Puderam fazer a solicitação da isenção da taxa os candidatos que estão cursando o último ano no ensino médio e que tenham cursado os três anos em escolas públicas ou tenham sido bolsistas integrais em escolas particulares. A renda per capita dos estudantes também é avaliada. A “renda por cabeça” familiar do candidato não pode ser superior a um salário-mínimo e meio, valor hoje de R$1.818,00.
Negativas
Os inscritos que tiveram a o pedido da taxa de isenção negado podem entrar com recurso. O processo de reavaliação deve ser solicitado entre os dias 25 e 29 de abril, sendo o resultado definitivo previsto para o dia 06 de maio.
O INEP ressalta que a aprovação da taxa de isenção não garante a inscrição automática para o ENEM 2022. O candidato deve realizar a sua inscrição na página do INEP normalmente e deve apresentar a comprovação de isenção durante o processo.