18/02/2023 às 08h30min - Atualizada em 18/02/2023 às 08h30min

CARNAVAL 2023: como cuidar da alimentação na folia?

Jornal Pará

Kadu Alvorada/Agência Pará
Por mais que a praticidade dos carrinhos de lanche e das comidas prontas seja real no Carnaval, as suas combinações com as bebidas alcoólicas e o cansaço não são benéficas para o organismo do folião. Diante disso, separamos algumas dicas para conseguir aproveitar os dias da festa seguindo cuidados básicos com a alimentação. Veja: 

1. Não saia de casa em jejum:


De acordo com a nutricionista Keila Garcia, sair de casa sem se alimentar é uma péssima maneira de conseguir aproveitar o Carnaval com energia.

“A alimentação antes de sair para a folia precisa ser reforçada, é ela que vai garantir a energia inicial para pular nos bloquinhos de rua, atrás do trio elétrico e conseguir percorrer todo o circuito das avenidas”, explicou Keila.

2. Não exagere nas frituras na primeira refeição:

Uma boa dica para a primeira refeição do dia em época de Carnaval é incluir uma proteína com raízes, como carne ou ovo com mandioca cozida, e frutas ricas em potássio, como banana e abacate.

Alimentos com potássio são ótimos para evitar cãibras durante o dia, promovendo uma maior qualidade energética para aproveitar a folia no Carnaval.

3. Optar comprar apenas alimentos lacrados:

As comidas vendidas na rua durante o Carnaval devem ter um cuidado redobrado, visto que podem gerar riscos de contaminação ao depender de sua procedência.

“Alimentos muito manipulados, como pastelões, tortas, maionese, molhos e cremes, devem ser evitados, pois eles exigem um controle altíssimo de qualidade que é impossível ter na rua”, pontou a nutricionista.

Dessa forma, optar comprar apenas alimentos lacrados nas ruas é uma das dicas mais essenciais para evitar infecções, com exceção do amendoim cozido, visto que possui risco de de contaminação por aflatoxinas.

4. Alimentos para ressaca:

As combinações alimentares que ajudam na recuperação da ressaca são aquelas que auxiliam o funcionamento do estômago e do fígado.

“Tomar gengibre em pó pela manhã, misturado no suco, café ou água, garante um bom funcionamento do estômago e do fígado e, consequentemente, melhora os efeitos da ressaca", sugeriu a nutricionista.

Além disso, alguns chás como boldo, alcachofra, hibisco, alecrim e dente-de-leão também ajudam o organismo a superar a ressaca no Carnaval.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ


Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp