22/12/2022 às 15h59min - Atualizada em 22/12/2022 às 15h59min
Belém terá vacinação contra covid-19 durante as festas de fim de ano, mas com poucas doses
Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.
Joyce Ferreira/Comus A a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou nesta quinta-feira (22) que vacinação contra covid-19 estará disponível para a população neste período das festas de fim de ano, Natal e Ano Novo. Mas a população deve ficar atenta porque os pontos de vacinação que funcionam nas universidades não funcionarão por conta do recesso de fim de ano. Já nos hospitais das Forças Armadas os pontos de vacinação funcionarão, mas em horários reduzidos. Nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) a vacinação seguirá normal de segunda a sexta, de 8h às 17h.
A Sesma informou também que as doses de vacinas contra a covid-19 recebidas nas últimas semanas pelo município foram todas distribuídas para as salas de vacinação da cidade das Unidades Básicas de Saúde de Belém, mas que não há muitas doses de vacinas para covid-19 disponíveis no estoque da Secretaria. Em alguns pontos, em especial nos mais procurados pela população, pode haver falta de imunizantes. A Sesma ressalta que, em negociação com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), mais 10 mil doses da Pfizer Adulto e 4 mil doses da AstraZeneca estarão disponíveis à população até terça-feira, 20.
A Secretaria de saúde reforça que também aguarda novas remessas da Pfizer Baby, que segue em falta na capital. Importante ressaltar é que a falta de vacinas de uma maneira geral não afeta somente Belém, pois há escassez de imunizantes em todo o território nacional.