PF afasta prefeito de São Bernardo em investigação sobre suspeita de corrupção
Marcelo Lima, ex-vereador e ex-deputado federal, é alvo de operação que apura irregularidades na administração do município do ABC Paulista
Estadão
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo em operação da Polícia Federal que apura um suposto esquema de corrupção. Ex-vereador e ex-vice-prefeito, ele foi eleito deputado federal em 2022, mas perdeu o mandato em 2023 por infidelidade partidária.
O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo durante operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de corrupção na administração municipal do ABC Paulista. A Prefeitura foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou.
Leia também: INSS devolve mais de R$ 1 bilhão a aposentados e pensionistas após descontos indevidos
Com trajetória política iniciada como vereador (2009 a 2016), Lima também ocupou o cargo de vice-prefeito entre 2017 e 2022, na gestão de Orlando Morando — atualmente secretário de Segurança Pública da cidade de São Paulo.
Sua carreira inclui ainda candidaturas ao Legislativo. Em 2014, disputou uma vaga de deputado estadual pelo PPS (atual Cidadania), obtendo 35.061 votos. Quatro anos depois, tentou a eleição para deputado federal pelo PSD e recebeu 53.933 votos, sem êxito.
Em 2022, concorrendo pelo Solidariedade, foi eleito deputado federal com 110.430 votos. No entanto, em novembro de 2023, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por infidelidade partidária, após trocar o Solidariedade pelo Podemos.
Fonte: ESTADÃO
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.