COP 30: Governo do Pará cria comitê para a Conferência que será realizado em Belém
Cidade foi anunciada pelo governo federal como sede do evento em 2025.
Reprodução
O governo do Pará publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) um decreto criando comitê para realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - a COP 30 em Belém.
No dia 26 de maio, o governo federal havia anunciado que o evento da ONU será realizada em Belém. O encontro está marcado para 2025. O anúncio foi feito em vídeo publicado nas redes sociais com o presidente Lula (PT). A candidatura da cidade pelo governo havia sido oficializada em janeiro. Belém será sede da COP 30 em 2025, confirma governo
Segundo o decreto no Pará, assinado pelo governador Helder Barbalho (MDB), o comitê estadual deve ser composto por representantes da administração pública, tendo a vice-governadora Hana Ghassan como presidente, e outros doze membros vinculados às seguintes pastas no governo:
Conforme artigo 3 do decreto, o grupo deve "estabelecer agenda de trabalho, com definição de fluxos, cronograma, periodicidade de reuniões e outros procedimentos necessários para realização das atividades inerentes a sua finalidade intersetorial".
WhatsApp%20Image%202023-06-15%20at%2013_19_55.jpeg
O decreto determina que o comitê deve:
- subsidiar com conhecimento técnico e informações setoriais; - participar de reuniões, eventos locais, regionais. Nacionais e internacionais necessários para a realização da COP30; - contribuir para articulação interinstitucional e mobilização de organizações não governamentais com vistas à ampliação e qualificação da participação e governança.
A determinação ainda prevê que a participação será de prestação de serviço público relevante, não remunerada.
No dia 26 de maio, o governo federal havia anunciado que o evento da ONU será realizada em Belém. O encontro está marcado para 2025. O anúncio foi feito em vídeo publicado nas redes sociais com o presidente Lula (PT). A candidatura da cidade pelo governo havia sido oficializada em janeiro. Belém será sede da COP 30 em 2025, confirma governo
Segundo o decreto no Pará, assinado pelo governador Helder Barbalho (MDB), o comitê estadual deve ser composto por representantes da administração pública, tendo a vice-governadora Hana Ghassan como presidente, e outros doze membros vinculados às seguintes pastas no governo:
- Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas);
- Secretaria de Turismo (Setur);
- Secretaria de Cultura (Secult);
- Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad);
- Procuradoria-Geral do Estado do Pará;
- Secretaria de Estado de Comunicação;
- Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social;
- Polícia Militar do Pará
Conforme artigo 3 do decreto, o grupo deve "estabelecer agenda de trabalho, com definição de fluxos, cronograma, periodicidade de reuniões e outros procedimentos necessários para realização das atividades inerentes a sua finalidade intersetorial".
O decreto determina que o comitê deve:
- subsidiar com conhecimento técnico e informações setoriais; - participar de reuniões, eventos locais, regionais. Nacionais e internacionais necessários para a realização da COP30; - contribuir para articulação interinstitucional e mobilização de organizações não governamentais com vistas à ampliação e qualificação da participação e governança.
A determinação ainda prevê que a participação será de prestação de serviço público relevante, não remunerada.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.