Bairros de Marabá ficaram sem água no último fim de semana
Jornal Pará
20/02/2023 22h00 - Atualizado em 20/02/2023 às 22h00
Reprodução
Cerca de 84 mil consumidores do município ficaram sem água foncecida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosampa) no último fim de semana.
O problema foi ocasionado pela oscilação da energia, que acabou queimando o transformador principal de 1.500kva da Companhia que atende toda a demanda dos equipamentos elétricos que compõem a captação e distribuição de água na subestação elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA) Nova Marabá. Com isso, afetou os moradores da Nova Marabá e Cidade Nova que dependem da água da Cosanpa. A situação foi comunicada a Belém e Diretora do Departamento responsável, uma vez que não há um transformador reserva no município. Já na manhã desta segunda-feira (20), o transformador foi retirado do local e está sendo levado para ser retificado e submetido a uma avaliação. A preocupação é saber quanto tempo levará para fazer a recuperação do equipamento.
Enquanto isso, a concessionária em Belém está tentando resolver e mandar um transformador de baixa potência para pelo menos tentar atender parcialmente a cidade, mas até o no momento não há uma previsão para a normalidade do sistema de abastecimento nos dois núcleos da cidade.
ATUALIZAÇÃO:
Em nota, a Equatorial Energia do Pará informou que no domingo (19), foi acionada por um problema no circuito de energia que atende a Cosanpa. "Ao chegar ao local, a distribuidora constatou que a situação ocorreu por conta de um problema interno devido a interferência de um animal nas instalações elétricas da própria Cosanpa", conclui a nota.
A situação já foi normalizada.
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.