28/09/2022 às 23h02min - Atualizada em 28/09/2022 às 23h02min
Eleições 2022: confira o esquema de segurança para o 1º turno no Pará
Mais de 8 mil agentes farão parte do efetivo que atuará nos 144 municípios paraenses
Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira.
Divulgação/ Agência Pará Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) divulgou, durante uma coletiva, informações da Operação Eleições 2022, que coordena a ação de diversos órgãos de segurança para atuar de forma ostensiva e preventiva no próximo domingo (02), quando ocorre o primeiro turno das eleições de 2022.
Segundo a Segup, a operação é uma das maiores já realizadas no Pará, onde mais de 8 mil agentes farão parte do efetivo que atuará nos 144 municípios paraenses. A operação inclui agentes da Polícia Militar (PM), Civil (PC) e Científica (PCP), além do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e departamentos de trânsito municipais, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de Grupamentos Aéreos e Fluviais da Segup. "Todos os órgãos de segurança estaduais, federais e municipais montaram um planejamento para que a gente possa garantir o livre exercício do voto dentro do programado". A partir das 7h do domingo, passarão a funcionar 14 Centros Integrados de Controle e Comando (CICCE), localizado em Belém, e 13 regionais (CICCR), distribuídos entre as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), que compreendem os seguintes municípios: Castanhal, Abaetetuba, Santarém, Soure, Capanema, Paragominas, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Redenção, Tucumã e Itaituba.
Esses centros contarão com a presença de representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual e Municipal, além da Polícia Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), que receberão denúncias e farão a distribuição das ocorrências de acordo com órgão competente, além de monitorar todas as seções eleitorais da capital e das regiões, em tempo real.
“Todas as ocorrências durante o dia serão direcionadas para o CICCE e o canal de denúncia, pelo número 190, estará apto para receber notificação de qualquer tipo de irregularidade, seja crime eleitoral ou outro”, acrescentou a Secretaria.