14/04/2022 às 19h17min - Atualizada em 14/04/2022 às 19h17min

Fim de semana de Páscoa será de celebrações religiosas

Além das tradicionais programações católicas, igreja evangélica e terreiro também terão programações no domingo

Mayra Leal

Créditos: Tarso Sarraf/O Liberal

Nas mais diversas tradições religiosas, o fim de semana de Páscoa será de celebrações. Na Igreja Católica, haverá a retomada de programações que deixaram de ocorrer por causa da pandemia. Na Assembléia de Deus, o público evangélico poderá assistir o espetáculo sobre a história da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Já nas religiões de matriz africana, inicia-se a celebração ao dia de São Jorge, associado ao orixá Ogum, no sincretismo.

Na Igreja Católica, a volta da procissão do encontro

Depois de dois anos sem ocorrer por causa da pandemia, a tradicional Procissão do Encontro realizada pela Arquidiocese de Belém volta ao calendário oficial da programação da Semana Santa na capital paraense. A procissão que ocorre na sexta-feira da paixão é o encontro das imagens do Senhor dos Passos, que sai às 7h da Basílica Santuário de Nazaré e da imagem de Nossa Senhora das Dores, que sai às 8h da Igreja de São João Batista, na Cidade Velha. Ambas se encontram em frente à Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na Campina, onde ocorre o Sermão do Encontro. Cada ano, um sacerdote é escolhido para proferir o sermão. Neste ano, o pregador será o Padre Cleiton Marcos da Silva Liker, Vice-reitor do Seminário São Pio X .

Ainda na sexta-feira, outra programação tradicional da Igreja Católica é o Sermão das Sete Palavras. A celebração que ocorre sempre na Capela do Colégio Santo Antônio, na Campina, continuou sendo realizada durante o isolamento social, mas sem a presença dos fiéis. Em 2022, os católicos poderão voltar a participar presencialmente. O Sermão é composto pela meditação das sete últimas palavras proferidas por Jesus Cristo na cruz, durante o momento conhecido pela tradição cristã como “as três horas da agonia”. A celebração começa às 12h e vai até às 15h. O sermão será proferido pelo Padre Glaudemir Simplício de Lima, professor da Faculdade Católica de Belém.

Já no sábado, a programação católica terá a Vigília Pascal, onde cada paróquia terá sua celebração. Neste ano, a novidade será a realização da procissão do Jesus Ressuscitado após a vigília, no entorno da Praça Frei Caetano Brandão. Todas as celebrações da Semana Santa terão transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais). No domingo de Páscoa (17), haverá missa normal nas igrejas católicas.

Celebração evangélica terá espetáculo teatral

Para celebrar a Páscoa, a Igreja Assembleia de Deus preparou o musical “Desperta”, que levará ao público a história da morte e ressurreição de Jesus. O espetáculo terá teatro, música, cinco corais - sendo um em libras -, orquestra, cantores e solistas. Serão duas apresentações ao vivo, no domingo de páscoa (17), sendo a primeira às 17h30 e a segunda às 19h, no Templo Central da igreja, na Avenida Governador José Malcher.


Mais de 200 voluntários estão envolvidos na montagem, que já é tradição da Assembleia de Deus há mais de duas décadas. A história gira em torno de Marta, interpretada pela cantora Elizabeth Moura que, em uma conversa com um anjo, vivido pelo cantor André Pastana, lembra do sacrifício de Jesus na Cruz. No repertório, músicas conhecidas do público evangélico. A entrada é gratuita e o local terá um posto para receber doações de alimentos.

Início das celebrações de São Jorge

O domingo de páscoa marca o início da celebração em alusão ao Dia de São Jorge no Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana, localizado no bairro de Itaiteua, no distrito de Outeiro, em Belém. A programação terá cortejo religioso pelas ruas de Outeiro e missa para São Jorge, com concentração às 8 horas, na sede do terreiro. Após a procissão, o festejo continua com doação de ovos de chocolate à comunidade.

A festividade continua até o dia 24 de abril, com diversas atividades culturais e religiosas. Durante a semana, a casa seguirá aberta com realização de bingos, leilões e vendas de comidas típicas e artigos de fé. Nas religiões de matriz africana, a divindade católica é relacionada a Ogum, orixá guerreiro, que também é celebrado na festividade. A data dedicada à entidade nacionalmente é o dia 23 de abril. Nesse dia, um tambor será realizado em homenagem ao Orixá. No domingo, 24, a festividade encerra com show do grupo Roda de Samba Fé no Batuque e entrega da Feijoada de Ogum, distribuída anualmente pelos religiosos aos moradores de Itaiteua.

O Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana fica localizado na Estrada do Itaiteua, Rua Evandro Bonna, Nº 3380 - Itaiteua - Belém. Toda a programação é aberta ao público.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp