14/04/2022 às 18h47min - Atualizada em 14/04/2022 às 18h47min

Sesma libera o uso de máscaras em locais abertos de Belém

O anúncio feito em coletiva apontou que campanhas de vacinação e atuação contra a Covid-19 continuam em todo o município.

Fernando Moura

Jornal Pará Publicidade 790x90

Foto: Edielson Shinohara - Ascom/Sesma
O uso de máscaras para prevenção da Covid-19 não é mais obrigatório em locais abertos de Belém. A capital paraense foi a última a flexibilizar o uso do objeto em ambientes abertos do Brasil. Mas em coletiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) avaliou que o uso de máscaras pode ser reduzido, sendo obrigatório ainda em ambientes fechados como lojas, bancos ou transporte público, por exemplo.

Com a pandemia da Covid-19, que chegou no Brasil em março de 2020, o Governo do Estado decretou o uso de máscaras como obrigatório para evitar a contaminação em larga escala. O decreto do Governo foi alterado, no dia 28 de março deste ano, dando liberdade para as prefeituras determinarem se o uso passa a ser obrigatório ou não.

Durante a coletiva, a equipe de saúde da Sesma informou que a flexibilização é consequência de estudos e do avanço da vacinação contra a doença. Atualmente 86% da população belenense já está vacinada com pelo menos duas doses do imunizante. Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam aplicando o reforço das vacinas, assim como realizando testes rápidos gratuitos para a população.

“A recomendação é que todas as pessoas com comorbidades, sequelas associadas à covid-19 ou que tiveram contato com pessoas infectadas com a covid-19 a menos de 10 dias continuem com o uso de máscara, pois ele ainda é obrigatório nos ambientes fechados para a preservação da saúde dessas pessoas”, afirmou a Sesma durante a Coletiva.

Ainda segundo a secretaria municipal de saúde de Belém, os cuidados pessoais e coletivos devem continuar como, por exemplo, a higienização correta das mãos e o distanciamento social de 1,5 metros.

Casos
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Pará (SESPA), atualmente existem 760.637 casos confirmados de Covid-19 no Pará, com 18.185 mortes confirmadas desde o início da pandemia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp