A Galeria Benedito Nunes recebe a exposição “Saber de Cor: Existências Outras para Além do Azul e Rosa”, do artista paranaense João Paulo Baliscei, no período de 09 de setembro a 21 de outubro. A mostra ficará aberta à visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h, com entrada gratuita. No dia 09, às 19h, haverá um coquetel de abertura.
A exposição trará ao público 45 obras, entre peças individuais e séries, criadas a partir de técnicas como bordado, desenhos bidimensional e tridimensional, fotografia, videoarte, entre outras. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Branco de Melo 2022, que objetiva possibilitar o acesso de diferentes artistas às galerias da Fundação Cultural do Pará.
Segundo João Baliscei, a mostra pretende levantar uma provocação a respeito da existência de um “Saber de Cor”, expressão que se relaciona ao pensamento automático, repetitivo e decorado que acaba por naturalizar determinados comportamentos sociais.
“As peças buscam retratar esses modos a partir dos quais utilizam-se das cores para controlar, censurar e repreender as expressões de gênero, as masculinidades e as feminilidades. Ou, como é o caso dessa exposição, para expandir os significados que socialmente nós temos atribuído às identidades de gênero”, ressalta o artista.
Dessa maneira, João convida o público a questionar e perceber os saberes decorados que têm sido compartilhados em relação ao uso generificado das cores, como quando, por exemplo, reserva-se o rosa quase que exclusivamente às meninas e o azul, aos meninos.
No dia 10 de setembro, o artista fará também um bate-papo para compartilhar elementos do seu processo criativo ao longo da elaboração das obras. A conversa ocorrerá às 10h, na Galeria Benedito Nunes, localizada no prédio sede da FCP.