Segundo informações do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o paraense deve se preparar para chuvas fortes no mês de setembro. A previsão do instituto é que é no período da tarde ocorram pancadas de chuvas, que podem ser de forte intensidade, acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento por curto período de tempo.
Em agosto, o Inmet verificou o total pluviométrico mensal de 103.3 milímetros, ficando abaixo da média de 128.6 milímetros, registrado na estação convencional do Instituto. No mês de agosto, em 8 dias, não foram registradas chuvas, e ocorreu grande variabilidade na distribuição das chuvas, tanto que dois dias somaram 60 milímetros, porque ocorreram uma chuva de 31 milímetros e outra de 29 milímetros. As demais chuvas verificadas no período foram de curta intensidade e duração.
Segundo informações do Inmet as condições do tempo para o mês de setembro devem ter pouca diferença em relação ao mês de agosto, ou seja, deverá predominar estado do céu parcialmente nublado com períodos de claro ao amanhecer, alternando com períodos de claro a parcialmente nublado, por vezes evoluindo à tarde para nublado com curto períodos de encoberto, momento em que devem acontecer pancadas de chuvas em áreas isoladas, algumas de forte intensidade.