08/08/2022 às 11h27min - Atualizada em 08/08/2022 às 11h27min
Ananindeua - Cidade participa da Campanha Nacional de Multivacinação
A meta é vacinar crianças e ampliar a cobertura vacinal contra a Poliomielite e Multivacinação
Amaral Rosa, estagiário da editoria Municípios, sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), dá início na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação que ocorre entre os dias 8 de agosto até o dia 9 de setembro.
O intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme sugere o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com a campanha de vacinação se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional, e barrar o vírus que provoca a poliomielite.
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Pará, a meta é vacinar crianças 34.010 de 1 a 5 anos contra os vírus que provocam a poliomielite. Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), Febre amarela. A SESAU reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e esconderem o problema real.