Operação identifica laboratório de drogas sintéticas em casa na zona norte do Rio de Janeiro
Ação conjunta da PF e autoridades norte-americanas mira rota internacional de entorpecentes
Ag. Brasil
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (6), a Operação Conexão Puebla-Rio, que resultou na descoberta de um laboratório de drogas sintéticas em uma casa na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A ação contou com o apoio da agência norte-americana Homeland Security Investigations (HSI). Uma mulher foi presa em flagrante e o homem investigado está foragido. Foram apreendidas porções de metanfetamina, além de equipamentos e insumos químicos.
A operação faz parte de um esforço conjunto no combate ao tráfico internacional de drogas. Dados recentes da ONU revelam aumento no uso global de entorpecentes, com destaque para o crescimento de drogas sintéticas como metanfetamina, ecstasy e opioides.
Uma operação da Polícia Federal, realizada na quarta-feira (6), identificou e desarticulou um laboratório clandestino de drogas sintéticas na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro. A ação, batizada de Operação Conexão Puebla-Rio, faz parte de uma investigação sobre o tráfico internacional de entorpecentes e contou com o apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI).
Leia também: Editais do PSM da 14 são questionados pelo MPPA e podem ser suspensos
Durante o cumprimento do mandado judicial na residência de um casal, os agentes encontraram o laboratório em funcionamento. Uma mulher foi presa em flagrante e conduzida à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. O homem investigado não estava no local e é considerado foragido.
Além dos equipamentos utilizados na produção, foram apreendidas porções de metanfetamina em estado cristalino e líquido. O material passará por perícia técnica, que irá determinar a quantidade exata da droga encontrada.
A operação também teve o apoio do Oficialato de Ligação da PF em Miami, demonstrando a articulação entre forças de segurança nacionais e internacionais no combate ao narcotráfico.
Dados globais apontam avanço das drogas sintéticas
De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2024, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o uso de drogas tem crescido globalmente. Estima-se que mais de 292 milhões de pessoas tenham consumido algum tipo de droga em 2022 — um aumento de 20% em relação à década anterior.
A diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly, destaca que a expansão dos mercados ilegais de entorpecentes tem gerado impactos negativos em múltiplas esferas, como saúde pública, segurança e meio ambiente. Segundo ela, “a produção, o tráfico e o uso de drogas continuam a agravar a instabilidade e a desigualdade, ao mesmo tempo que causam danos incalculáveis à saúde, à segurança e ao bem-estar das pessoas”.
A Cannabis segue como a substância mais consumida no mundo (228 milhões de usuários), seguida por opioides (60 milhões), anfetaminas (30 milhões), cocaína (23 milhões) e ecstasy (20 milhões).
Fonte: Ag. Brasil
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.