31/07/2022 às 07h00min - Atualizada em 31/07/2022 às 07h00min

​Mais de 68 mil alunos da rede municipal de Belém retornam às aulas 100% presenciais

Em anúncio, a Prefeitura de Belém informou que as 201 escolas do município vão retornar com todas as atividades interrompidas pela pandemia da Covid-19

Da Redação
Agência Belém

O retorno das aulas presenciais em Belém será feito de forma autônoma pelas escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semed) anunciou nesta semana que as aulas da rede municipal de ensino vão retornar ao formato 100% presencial. As atividades escolares de Belém foram interrompidas em 2020, com a chegada da pandemia Covid-19, e atingiu mais de 68 mil alunos matriculados nas 201 escolas administradas pela Semed.

Segundo a secretaria, as unidades de ensino terão autonomia para compor o cronograma de retorno das atividades, focando na oferta de qualidade física das salas de aulas e metodologias adequadas para o atendimento aos alunos. Ainda segundo a Semed, atualmente existem 30 escolas em processo de reforma, com a maioria na fase final das obras. Além disso, está prevista a entrega de mais três novas escolas municipais até o final do mês de agosto, aumentado a oferta de vagas em Belém.

As atividades escolares que foram interrompidas pelo Coronavírus ainda em 2020 trouxeram vários problemas para alunos e familiares que tiveram que adaptar a rotina com os estudantes dentro de casa. Para a técnica de Meio Ambiente, Luiza Costa, o retorno integral da escola de suas filhas é um alívio. “Eu tenho duas crianças em casa, uma de 10 e outra de 6 anos de idade. E quando as escolas fecharam, tive muitos problemas, pois eu precisava continuar em meu emprego, mas também preciso de alguém em casa tomando conta das minhas filhas”, revela Luiza que precisou criar estratégias para não deixar suas filhas sozinhas em casa.

“Moro no Tapanã e minhas filhas acabaram ficando na casa de vizinhos que também tinham filhos da mesma idade para elas não ficarem sozinhas em casa, na minha rua as pessoas acabaram se ajudando e deixando as crianças ficarem um tempo um na casa do outro enquanto a gente revezava nas atividades de trabalho. Mas sei que muita gente não teve essa facilidade em um momento tão difícil como esse”, finalizou.

Retorno Saudável

A Semed informou que irá criar o projeto Guardiões da Saúde na Educação, uma estratégia que irá garantir a saúde dos alunos no retorno 100% das aulas. O projeto será uma parceria com a Secretara Municipal de Saúde (Sesma) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) que irão monitorar através de plataformas digitais os números de casos suspeitos de Covid-19 dentro das escolas municipais. Segundo a Semed, este será o primeiro aplicativo de monitoramento nas escolas públicas do Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp