05/04/2022 às 18h40min - Atualizada em 05/04/2022 às 18h40min

IBGE aplica prova para mais de 620 mil candidatos com intenção de trabalhar no Censo 2022

Processo seletivo ocorre simultaneamente em todo o Brasil neste domingo (10)

Jornal Pará Publicidade 790x90

Mais de 1,1 milhões de candidatos se inscreveram para o processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022. No total, 621.228 candidatos estão aptos para fazer a prova que ocorre neste domingo, dia 10, em todo o Brasil. O cartão de confirmação e locais de provas já estão disponíveis para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas, FGV, empresa responsável em organizar o concurso que vai preencher vagas em 5.297 municípios do país.

O concurso vai preencher vagas temporárias para o cargo de recenseador, com 349.437 candidatos inscritos, além de 271.791 concorrentes para os cargos de agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM). O PSS vai selecionar os profissionais que vão aplicar o Censo 2022, visitando mais de 70 milhões de domicílios a partir do dia 1º de agosto e entrevistando mais de 213 milhões de habitantes. O Censo revelará as características da população brasileira, levantando dados importantes como habitação, identificação étnico-racial, núcleo familiar, renda, religião, deficiência, mortalidade, entre outros dados importantes para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As provas estão previstas para começar a partir das 09h (horário de Brasília) aos candidatos para o cargo de recenseadores. A função exige ensino fundamental completo, e os candidatos terão até 3 horas para responder 50 questões divididas entre Língua Portuguesa, Matemática, Ética no Serviço e Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos aos cargos de ACM e ACS farão a prova no período da tarde, a partir das 14h30(horário de Brasília). A prova terá duração de três horas e trina minutos com 60 questões distribuídas entre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Administração, Situações Gerenciais e Conhecimentos Técnicos. Para preenche as vagas é exigido o ensino médio completo.
A divulgação do gabarito preliminar ocorre no dia 11 de abril no site da FGV. Enquanto o resultado está previsto para o dia 20 de maio.

Cuidados – No dia da prova, os candidatos precisam estar atento às orientações básicas para participar do concurso. Como a apresentação do documento de identificação oficial com foto, juntamente com o comprovante de inscrição do concurso. Só é permitido preencher a prova com canetas esferográfica de cor preta ou azul, com corpo transparente. O IBGE recomenda também que os candidatos cheguem uma hora antes do horário programado para o fechamento dos portões.

Os protocolos sanitários de combate à Covid-19 também devem ser obedecidos. As recomendações estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição e o candidato que não seguir o protocolo será eliminado do processo seletivo, como orienta o edital do concurso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp