Obras de Saneamento avançam na nova Doca com interdição parcial de trânsito neste sábado

Intervenções fazem parte do projeto de urbanização e esgotamento sanitário da Sub-Bacia 4.1.1 do Una, um legado para a COP 30

Por
3 Min

Ag. Pará

Neste sábado (23), das 7h às 20h, o trânsito na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, será parcialmente interditado para a realização de mais uma etapa do projeto de saneamento e urbanização do entorno do Canal da Doca, conduzido pelo Governo do Pará. A intervenção ocorrerá entre as ruas 28 de Setembro e Senador Manoel Barata, dividida em duas etapas para minimizar os impactos no tráfego.
up_ag_61585_ef93adfd-85f6-23ab-5d12-a726d3c0c9ad.jpg Foto: Divulgação 
Na primeira fase, a faixa da esquerda será bloqueada para escavação, enquanto o fluxo seguirá pela faixa da direita. Na etapa seguinte, o serviço será deslocado para a faixa da direita, liberando a passagem na esquerda. A ação integra a implantação da rede coletora de esgoto na Sub-Bacia 4.1.1 do Una, uma iniciativa crucial para melhorar a infraestrutura sanitária e ambiental da capital.

up_ag_61585_cf71e57c-45f9-69d0-cbaa-d7f1e8f43ff5.jpg Foto: Divulgação 
“Seguimos avançando com a obra da Nova Doca, e os serviços se complementam. Existe a parte de reestruturação e urbanismo de todo o canal, assim como o esgotamento sanitário, que também é essencial”, destacou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral. Ele reforçou a importância do saneamento para garantir coleta e tratamento adequados dos resíduos sanitários.

up_ag_61585_04fa3214-2907-e8b3-4e05-c30ccd59f95f.jpg Foto: Divulgação  As obras no entorno do Canal da Doca preveem a implantação de cerca de 7.600 metros de rede coletora de esgoto, a instalação de aproximadamente 140 unidades de Poços de Visita (PV), a execução de 700 ramais domiciliares, além da construção de uma estação elevatória de esgoto e um abrigo para gerador. Todo o material será direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, a maior do Estado, em fase final de conclusão.
Legado ambiental e urbanístico O projeto de saneamento integra o compromisso do Pará com a COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025. Além de representar um marco na preservação ambiental, a obra simboliza o esforço conjunto entre o Governo do Pará, o Governo Federal e a Itaipu Binacional para modernizar a infraestrutura da capital. Já foram realizadas intervenções em ruas como Municipalidade, Passagem Vila Rica e Avenida Senador Lemos. Os trabalhos seguem na Avenida Pedro Álvares Cabral e no Canal da Doca, que recebe obras específicas de esgotamento sanitário e reurbanização. Com ações como essa, Belém se prepara para oferecer qualidade de vida aos moradores e demonstrar ao mundo o potencial de transformar desafios ambientais em soluções sustentáveis.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.