05/07/2022 às 16h26min - Atualizada em 05/07/2022 às 16h26min

Icoaraci será palco da 3ª edição do Festival Gastronomia das Ilhas neste mês de julho

Os participantes vão criar pratos inéditos para degustação nos próximos dois finais de semana das férias escolares

Da Redação
Agência Belém

Jornal Pará Publicidade 790x90

A programação será realizada das 11 às 16 horas, nos dias 9, 10, 16 e 17 deste mês de julho, respectivamente, aos sábados e domingos, período de alta temporada, por causa das férias escolares e do chamado “Verão Amazônico”, período de sol intenso e praias lotadas.

Os estabelecimentos participantes do festival vão criar pratos especiais e inéditos para o evento ao preço individual de R$ 59,90, com direito à entrada, prato principal e sobremesa.

O festival gastronômico foi planejado para ocorrer dentro da ação “Verão da Nossa Gente 2022”, da Prefeitura de Belém, e entre os objetivos estão a retomada dos segmentos turístico e gastronômico em Icoaraci, um dos mais impactados pela pandemia da covid-19 nos últimos dois anos.



A primeira edição do evento foi realizada na ilha do Combu, em outubro de 2021. A segunda edição foi realizada nos dias 14 e 15 de maio de 2022, no distrito administrativo de Mosqueiro e estendida por três finais de semana seguintes com grande participação de público.

Histórico

Icoaraci, também conhecido como “Vila Sorriso”, pertence ao município de Belém e fica a 20 km de distância. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui cerca de 200 mil habitantes. Seu nome é de origem Tupi que significa “sol do rio”.

Além de ser um polo da cerâmica marajoara, o distrito possui um centro gastronômico da culinária paraense. 

Selo Unesco 

Desde 2015, Belém possui o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O selo tornou a cidade uma referência mundial em gastronomia, passando a integrar a rede de cidades criativas da Gastronomia, que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

O Brasil possui quatro cidades com selo da gastronomia criativa: Florianópolis (RS), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA). “Belém tem uma das culinárias mais ricas e originais do país, que tem raízes indígenas e possui influências portuguesas e africanas. Possui um caráter nativo com ingredientes baseados na fauna e flora amazônicas”, afirma o gastrólogo Rodin Miranda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp