Levar capacitação e oportunidades de empreendedorismo de forma inovadora e sustentável para comunidades do município de Abaetetuba é o principal objetivo do curso “Oficina Delas”, que ocorre entre os dias 29 e 30 de junho no município e ensinar mulheres de comunidades a confeccionar biojóias.
Aliando sustentabilidade, empreendedorismo e delicadeza, o curso visa valorizar a cultura local e proporcionar a capacitação. Além disso, o curso pretende agregar valor às biojóias, com o incremento da matéria prima mineral do estado, como a prata e algumas gemas, fomentando a cadeia produtiva de metais e diversificando a economia.
Idealizado pelo Instituto Liceu de Artes e Ofício Mestre Raimundo, com apoio do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o curso faz parte de uma estratégia para trazer benefícios econômicos para mulheres da região. Ao todo, 10 representantes de comunidades foram selecionadas para participar do curso e disseminar em suas comunidades a prática da confecção de biojóias. São elas: Associação Quilombolas da comunidade do Bacuri; Comunidade do Pirocaba; Comunidade Nossa Senhora do Carmo; Comunidade do Jenipaúba; Associação de mulheres Quilombolas Artesãs da comunidade do Caeté.
Segundo a diretora-executiva do Instituto Liceu de Artes e Ofício Mestre José Raimundo, Maria Paixão, as artesãs foram selecionadas a partir de uma visita técnica na comunidade para identificar o perfil de cada participante. “A ideia surgiu ao identificar a necessidade de melhorar a mão de obra Delas e torná-las protagonistas de suas histórias, incentivando-as a replicarem o seu aprendizado para mulheres de sua comunidade. Acredito que através do conhecimento podemos transformar vidas. A nossa proposta é incentivar aprimorando as suas habilidades para que sejam desenvolvidas com outras mulheres de suas comunidades para ser utilizado como complemento de renda”, declarou.
Já para a Diretora- Executiva do Simineral, Poliana Bentes, essa é mais uma iniciativa que traz benefícios para a região. “O curso tem o nosso apoio por se tratar de uma iniciativa de capacitação de pessoas e valorização da cultura local. Temos a certeza de que a vida dessas pessoas estará em uma perspectiva de conhecimento e visão de empreendedorismo e fomento da economia”, afirmou.