27/06/2022 às 12h04min - Atualizada em 27/06/2022 às 12h04min

Em atenção à população pelo programa “Saúde na Hora”, quatro unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) de Belém passaram a funcionar com o horário estendido a partir deste fim de semana

Agora, as comunidades do Tapanã III, da Condor, do Canal do Pirajá e da Água Cristal têm as ESFs à disposição que também funcionam aos sábados, sempre das 7h às 12h

Da Redação
Agência Belém

População atendeu ao chamado e compareceu no sábado para atendimento da Estratégia de Saúde da Família III do Tapanã.

A partir da nova estratégia, as unidades passam a funcionar com horário estendido dentro do esquema do programa "Saúde na Hora", que tem o objetivo de ofertar à população serviços como consultas médicas, vacinação, preventivo e outros que fazem parte da rotina da unidade de saúde.

"A ideia é atender a população que não tem condições de comparecer e ter acesso aos serviços de saúde durante a semana. A ideia do programa é atender a população trabalhadora", explica Camilo Pereira, coordenador de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Belém.

Atendimento da demanda

Uma das ESF que já estão atendendo, aos sábados, é a do Canal do Pirajá. Para a gerente da unidade, Renê Campos, a população atendeu ao chamado e já está indo se consultar aos sábados. "Algumas consultas já deixamos previamente agendadas para que ocorressem neste sábado, mas recebemos muita demanda espontânea também", ressalta.

A professora Rosana Sousa aproveitou o sábado para se consultar na ESF Tapanã III. "Trabalho a semana toda. No horário de funcionamento normal da unidade sempre estava trabalhando e não conseguia me consultar. Achei ótimo quando soube que o posto começaria abrir aos sábados", comemorou.

Saúde na Hora 

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com os municípios, o programa busca ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde por meio do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF) em horário estendido. 

Além de ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, o programa prevê ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal, além de fortalecer a gestão municipal na organização da Atenção Primária, diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares, dentre outras ações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp